Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 20/08/2012 16:44 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Foto: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação/ Prefeitura Municipal de Jacarezinho

Escola de Talentos de Ginástica Artística Feminina é inaugurada com homenagens

Grandes homenagens à Lia Lima, uma das precursoras da Ginástica Artística em Jacarezinho, marcaram a inauguração da Escola de Talentos de Ginástica Artística Feminina, realizada no último sábado, 18, no Pólo de Ginástica Professor Reinaldo Sarmento. Na ocasião, a filha de Lia, Fernanda de Lima, se fez presente e emocionada, acompanhou, toda a solenidade.

Para Fernanda, a Ginástica é uma oportunidade para diversas crianças trabalharem com atividades educacionais e físicas. Ela salientou que na época de sua mãe, não haviam equipamentos modernos para a prática da modalidade, mesmo assim, sua mãe alcançou o título de 1ª Campeã Brasileira do Estado do Paraná. "Com o incentivo dado hoje, tanto por parte dos professores como por parte da Federação e das empresas patrocinadoras, é muito provável que ainda alcancemos grandes conquistas para a Ginástica Artística do  Município", disse.

A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Prof ª Laura Lemos Gomes do Amaral, falou em nome da Prefeita Tina Toneti, que por motivos de força maior, não pôde estar presente. Em seu discurso, a secretária lembrou que as crianças que estão participando da Escola de Talentos, são alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei's) e Fundamental (Emef's). Ela ressaltou que muitas delas são responsáveis pela boa colocação na última pesquisa do Índice de Desenvolvimento de Atenção Básica (Ideb). "Atingimos a meta do Ideb para 2021 e se Deus quiser, chegaremos às Olimpíadas de 2020 com muitas destas crianças", destacou.

A representante da Federação Paranaense de Ginástica, Profª Eliane Martins também estava presente e falou que este ano, oito cidades foram escolhidas para receber o projeto da Escola de Talentos, porém, até o fim de 2013, o projeto deverá ser ampliado para mais 32 cidades. "Hoje Curitiba tem uma grande tradição na Ginástica Artística Feminina. Das cinco ginastas que foram para as Olimpíadas de Londres, três eram de Curitiba e nós queremos dar esta mesma oportunidade para um número muito maior de crianças do Estado do Paraná", frisou.

Eliane destacou que a Federação Paranaense de Ginástica está oferecendo a aparelhagem e a capacitação para que os professores apliquem os exercícios conforme as normas exigidas, no entanto as Prefeituras são responsáveis pela estrutura e organização do local. "O desenvolvimento dessas Escolas vai depender da estrutura local e do desenvolvimento que as crianças terão durante as aulas. Dependendo do desenvolvimento do projeto e do número de crianças atuando na Escola de Jacarezinho, pode ser que no ano que vem, o Município ganhe uma aparelhagem oficial", acrescentou.