Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 17/08/2012 16:27 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação/ Prefeitura de Jacarezinho.

Programa de Aquisição de Alimentos destina 80 mil para Jacarezinho

O Município de Jacarezinho recebeu mais 80 mil reais, através da assinatura do Termo Aditivo de Cooperação Técnica "Compra Direta" do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A solenidade aconteceu na manhã desta sexta- feira, 17, no Anfiteatro do Centro de Ciências Humanas da Educação da Universidade do Norte do Paraná (Uenp) e contou com a presença de diversos prefeitos da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) e também do secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Cláudio Romanelli.

No Norte Pioneiro, 23 municípios foram beneficiados, através de 780 produtores e aproximadamente 230 entidades. Em Jacarezinho, serão beneficiadas 35 entidades e 30 produtores rurais. Dentre as entidades, estão a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Comunidade de Assistência aos Dependentes de Drogas (Caad), a Comunidade Feminina de Assistência às Dependentes de Drogas (Cofadd), o Abrigo Lar da Infância de Jacarezinho (Abrinja), e 10 Escolas Municipais.

Durante a solenidade, a vice-presidente da Amunorpi e prefeita de Jacarezinho Tina Toneti, agradeceu ao secretário Romanelli pela destinação dos recursos ao Norte Pioneiro e também pelo compromisso com a região. "Através dos pedidos feitos ao Governo Federal, mais a contribuição da Secretaria Estadual, foram destinados mais de 18 milhões para o Paraná, sendo que deles 1.674 milhões foram ao Norte Pioneiro", destacou.

Tina Também falou sobre a melhoria que o PAA trouxe na vida dos pequenos produtores e do bom resultado que o Programa traz não só para o produtor, mas também para as entidades e escolas de Jacarezinho. "Antes do PAA era difícil produzir, pois os alimentos que excediam não tinham destino e o produtor se via obrigado a vender por preços muito baixos. Hoje este mesmo produtor consegue vender seus produtos por preço bom, de mercado. As entidades e as escolas também são beneficiadas porque recebem produtos fresquinhos", disse.

Continuando sua fala, Tina lembrou ainda que o Município tem a mesma parceria com o Governo do Estado para os Colégios Estaduais, destinando cerca de 500 mil reais para o PAA. "Se o produtor conseguir levar o seu produto direto à mesa de quem precisa, teremos mais qualidade no alimento, e mais qualidade de vida para o produtor rural", enfatizou.

O Secretário Romanelli destacou que diante do Programa de Compra Direta, o Paraná está muito a frente, comparados com outros estados. "Do início de janeiro de 2011 até agora, investimos, somente no Norte Pioneiro, quatro milhões e 600 mil reias".

Ele citou também diversos outros programas realizados através de sua secretaria, como por exemplo, o programa "Leite das Crianças" que atende crianças entre 6 e 36 meses. "Vamos  ampliar o Programa para os municípios com mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para atender crianças de 4 até 6 anos" estimou.

O Programa de Compra Direta da Agricultura Familiar no Paraná tem como órgão gestor a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Central de Abastecimento (Ceasa) e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PR).

Lançado pelo Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o programa tem como objetivo promover a articulação entre a produção da agricultura familiar e a destinação desta produção, visando o desenvolvimento da economia local e o atendimento direto às demandas de suplementação alimentar e nutricional dos programas sociais locais.