Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 02/08/2012 16:31 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Fotos: Departamento de Esporte | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Escola de Talentos visa formação de atletas de alto nível

Jacarezinho é um dos oito municípios paranaenses contemplados com o projeto "Escola de Talentos de Ginástica Artística Feminina", que vai trabalhar o esporte com cerca de 200 meninas com idade entre cinco e oito anos. A iniciativa tem como objetivo formar atletas de alto nível e preparadas para disputar as Olimpíadas de 2020. Para o treinamento, o Município receberá aparelhos de ginástica adaptados para a idade e tamanho das crianças.

Entre os dias 25 e 28 de julho, três profissionais do Departamento de Esporte da Prefeitura Municipal de Jacarezinho estiveram em Curitiba, onde participaram de uma capacitação para execução das atividades junto às crianças. O curso foi ministrado por professores de renome dentro da ginástica artística como a ucraniana Nadiia Ostapenko, coreógrafa da Seleção Brasileira; a ex-presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Vicélia Ângela Florenzano e a presidente da Federação Paranaense de Ginástica, Eliane Martins.

A diretora do Departamento de Esporte, Nilda Graciliano explicou que o projeto Escola de Talentos é realizado através da Lei de Incentivo ao Esporte pela Federação Paranaense de Ginástica, Ministério do Esporte, Governo do Paraná e tem como parceiras as empresas: Cielo; Volvo; Raízen; Klabin e o Movimento LiveRight.

"No Paraná, oito cidades apenas foram contempladas e Jacarezinho é uma delas, por isso estamos muito felizes. Esta iniciativa é importante porque vai buscar os talentos no interior do estado, fazendo com que tenhamos cada vez mais atletas que vão representar nosso país em competições futuras. Vamos trabalhar com seriedade e dedicação, oportunizando as crianças o acesso ao esporte", destacou Nilda.

Segundo a diretora, a Escola de Talentos vai resgatar a tradição de Jacarezinho na ginástica artística. Tendo Lia Lima como precursora do esporte no município, atletas jacarezinhenses já se destacaram no esporte a nível nacional. "O principal objetivo do projeto é detectar crianças predispostas geneticamente para a ginástica. Tenho certeza que nos bairros da nossa cidade há muitos talentos a serem descobertos", completou.

Os professores Plínio Marcondes Madureira e Josiane da Silva Nascimento de Lima irão trabalhar diretamente com as alunas da ginástica em Jacarezinho. Josiane ressaltou o tempo de treinamento e dedicação que são necessários para que atletas se destaquem dentro do esporte. "Exemplos disso são os ginastas que disputam as Olimpíadas atualmente. Eles têm em média 15 e 16 anos, e já treinam há cerca de dez", acrescentou a professora.

Aplicação do projeto

As meninas com idade entre cinco e oito anos que desejam participar da Escola de Talentos de Jacarezinho passarão por uma seleção através de testes indicados pela Federação Paranaense de Ginástica. As 200 contempladas serão divididas em turmas e também haverá uma classe aberta para trabalho social. O teste será realizado na quarta-feira, 08, nos períodos da manhã e tarde, no Pólo de Ginástica.

"O nosso trabalho terá um constante acompanhamento da Federação. Na capacitação, recebemos orientações para trabalhar os três primeiros meses junto às crianças. Após esta etapa, representantes da entidade vêm até Jacarezinho para uma avaliação. Depois deste período, o projeto tem continuidade com treinamentos cada vez mais específicos", observou Nilda.

Para mais informações a respeito da seleção das crianças e sobre o projeto, basta entrar em contato com o Departamento de Esporte pelo telefone: (43) 3911-3117.