Gabinete

Publicado em: 18/07/2012 15:44 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti / Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Protocolo para criação do Parque Tecnológico do Norte Pioneiro é assinado

Para apresentar o projeto de criação do Parque Tecnológico do Norte Pioneiro e de instalação da Incubadora Tecnológica do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná), diversas autoridades se reuniram no IFPR (Instituto Federal do Paraná), campus Jacarezinho, na tarde de ontem, 17. O projeto será aplicado na sede do Tecpar de Jacarezinho, que deverá passar por uma reforma em sua estrutura física. O prazo para o início das atividades no local é de 36 meses.

Dentre as autoridades, estavam presentes o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal; o diretor presidente do Tecpar, Júlio Felix; membros de instituições de ensino e prefeitos da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro). Juntos, eles assinaram o protocolo para a criação do Parque e o lançamento da Incubadora.

Dentre os parceiros do projeto estão o IFPR, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), Sesi (Serviço Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional), Uenp ( Universidade Estadual do Norte do Paraná) e prefeituras municipais.

O prefeito de Jacarezinho em exercício, Beto Rocha lembrou das atividades do Tecpar com a produção da vacina antirrábica e, comemorou que a área de quase 100 mil m² será novamente utilizada para o desenvolvimento local e regional. "Feliz é a nossa Jacarezinho que agora terá um Parque Tecnológico e também a Incubadora para fortalecer novas empresas que vierem a surgir", disse.

Para a vice-presidente da Amunorpi, Tina Toneti, este projeto vai proporcionar um grande desenvolvimento não só em Jacarezinho, mas em todo o Norte Pioneiro. Com isso terá um crescimento no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região. "Precisamos melhorar o IDH e também precisamos de uma melhor distribuição de renda. Trazendo as empresas de base tecnológica, vamos agregar valor às empresas e aos municípios do Norte Pioneiro", ressaltou.

O presidente do Tecpar, Júlio Felix destacou as atividades do Instituto, enfatizando sempre a importância da pesquisa e da inovação para o desenvolvimento. Além disso, a necessidade de dar suporte à novas empresas para que os profissionais formados na região tenham oportunidades no Norte Pioneiro, evitando o deslocamento para grande centros.

"Nossos profissionais visam a promoção da cultura de inovação e competitividade, por isso a importância da incubadoras, que dão o suporte para novas empresas do segmento tecnológico. Devemos fixar as competências desenvolvidas aqui,  criando condições para o desenvolvimento ", afirmou Felix.

Já o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, destacou as sete regiões de desenvolvimento tecnológico do estado do Paraná, sendo elas: Curitiba, Ponta Grossa, Guarapoava, Jacarezinho, Londrina, Maringá e Cascavel.

Segundo o secretário, é importante que as instituições de ensino se unam para desenvolver oportunidades, fazendo com que o estudante termine o curso e tenha trabalho. "É preciso fortalecer as competências regionais para o desenvolvimento local, garantindo renda e melhorando a qualidade de vida", observou.

Leal finalizou o seu discurso citando a autorização para a construção de mais sete Institutos Federais do Paraná, subindo para 21 unidades em todo o estado, e destacou que o Brasil é "a bola da vez" com as melhores oportunidades de negócio do mundo, e que o Paraná e o Norte Pioneiro têm muito a crescer. "Onde já existe tudo não há espaço para o crescimento. O Tecpar vem com a proposta de proporcionar as oportunidades e o desenvolvimento", concluiu.