Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 27/06/2012 16:15 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti / Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Abatedouro de peixes é inaugurado em Pinhalão

Na última segunda-feira, 25, foi inaugurado na cidade de Pinhalão, um abatedouro de peixes que vai beneficiar 34 cidades da região. O projeto que contribui para a produção e manejo da atividade de criação de peixes, é uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo Federal.

A solenidade foi realizada na Associação Esportiva Recreativa Pinhalonense e reuniu autoridades de todo o Norte Pioneiro. A prefeita de Jacarezinho e presidenta do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Bacia do Paranapanema - G5, Tina Toneti, também esteve presente para apoiar a iniciativa.

"Nossa região tem uma grande demanda na produção e venda de peixes. Dentro do G5 já começamos os trabalhos com tanque escavado e temos a intenção de adquirir uma cozinha piloto para limpeza, filetagem, embalagem dos peixes para comercialização, e repasse para a merenda escolar", afirmou Tina.

Segundo o prefeito de Pinhalão, Cládio Benetti, com o abatedouro serão gerados cerca de 400 novos empregos fixos, e aproximadamente 3.000 indiretos, contribuindo para a geração de renda de 6.000 produtores. "Estamos muito animados com o projeto, pois de início, podemos alcançar  uma renda de R$30 milhões por ano. A longo prazo, este número pode chegar até R$200 milhões", comentou.

O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivela participou do evento através de videoconferência. Na oportunidade ele lembrou das ações da presidenta Dilma Rousseff em benefício dos agricultores e produtores do país e do Paraná. "A presidenta está atenta para que possamos exercer o nosso papel na produção de alimentos, e apóia o nosso Ministério com recursos para a obtenção de licenças ambientais para a atividade", completou.