Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 25/06/2012 15:22 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Produtores recebem moradias através do Minha Casa, Minha Vida

Moradores da área rural de Jacarezinho receberam na sexta-feira, 22, 12 unidades habitacionais através do programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal. O convênio de R$300 mil (R$25 mil por moradia), foi assinado pela prefeita Tina Toneti em parceria com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e a Caixa Econômica Federal.

A Prefeitura Municipal de Jacarezinho ficará responsável pela terraplanagem dos terrenos onde serão construídas as residências, e também pelo transporte dos trabalhadores que executarão as obras. A previsão é de que nesta semana seja feita a liberação dos recursos para compra dos materiais, e que a construção das casas tenha início ainda no mês de julho.

Segundo a prefeita Tina Toneti, o programa de habitação rural é essencial para a permanência do homem no campo. "A maioria das pessoas que moram nas periferias das grandes cidades é oriunda da área rural. Se projetos como este fossem implantados há alguns anos atrás, poderíamos ter evitado esta situação", ressaltou Tina.

A parceria com a Cohapar possibilita o acompanhamento técnico na construção das moradias por parte de um engenheiro, e monitores percorrerão as obras prestando orientações. De acordo com o gerente regional da Companhia, Claudinei Almeida os recursos são disponibilizados pelo Ministério das Cidades através da Caixa Econômica Federal.

"Esse programa inovador só é possível através destas parcerias que envolvem as três esferas administrativas. O projeto traz dignidade ao homem do campo, oferecendo o alento que as famílias precisam. É uma grande conquista para os produtores rurais, e que estes 12 primeiros beneficiados sirvam de modelo para os demais", acrescentou o gerente regional.

Mais moradias

O presidente estadual da Cohapar, Mounir Chaowiche esteve em Jacarezinho na quarta-feira, 20, onde se reuniu com a prefeita Tina Toneti para discutir a respeito de novos projetos de habitação rural para produtores do município. "A construção destas moradias leva em média três ou quatro meses. Esse tempo é menor do que em projetos urbanos, porque as unidades são construídas individualmente em cada propriedade", afirmou o presidente.

Chaowiche também anunciou que a Cohapar já firmou um convênio com o Município liberando a construção de mais 15 unidades habitacionais na área rural. "Além destas, a prefeita está pleiteando outras 17 residências. Então estes são os primeiros passos de uma parceria necessária para beneficiar os pequenos produtores, que são característica do Norte Pioneiro", concluiu.