O município de Ribeirão Claro pode receber o escritório regional do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). A notícia foi dada pelo novo superintendente do Ministério para o Paraná, José Antônio Faria de Brito, em reunião com prefeitos do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Regional da Bacia do Paranapanema - G5. A construção será solicitada através de projeto, mas o superintendente mostrou otimismo quanto à viabilidade e as justificativas apresentadas durante o encontro.
A prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti e o prefeito de Carlópolis, Carlos Alberto Saubier de Andrade participaram da reunião. O prefeito de Ribeirão Claro, Geraldo Maurício Araújo, em viagem oficial para buscar recursos para recuperar os estragos causados pela chuva, não pode comparecer. Representantes dos prefeitos de Guapirama e Joaquim Távora, o diretor executivo do G5, Rômulo Santana e profissionais ligados à pesca também participaram da reunião.
O escritório atenderá os municípios do Norte Pioneiro e Norte do Paraná, com estrutura e funcionários próprios. Entre as futuras atribuições estão a concessão de carteiras de pescador profissional, encaminhamento de projetos relacionados à pesca, além de fomento da atividade na região e assistência aos produtores. Advogado natural de Santo Antônio da Platina, Brito assumiu a superintendência há quase um mês e tem visitado a região para se inteirar sobre as necessidades locais com os prefeitos.
O G5 pleiteia desde 2011 três projetos ligados à pesca e aquicultura, incluindo o cultivo de peixes em tanques-rede, tanques escavados como opção para geração de renda para pequenos e médios produtores. A ideia é aproveitar o potencial da região, banhada pela represa Xavantes. O terceiro projeto trata da construção de uma cozinha comunitária para limpar processar e embalar os peixes produzidos na região.
Brito aprovou a iniciativa dos gestores dos municípios que compõem o G5 e garantiu que fará todos os esforços para viabilizar a execução dos projetos. “Estamos começando agora e daqui para frente será vida nova para a pesca na região. Preciso que vocês mandem todos os projetos e também a solicitação para a abertura de um escritório regional em Ribeirão Claro por escrito”, disse.
Para ele, o potencial de produção da região é grande e deve se refletir em um volume considerável de peixes após a implementação dos projetos. “Os projetos têm todas as condições para darem certo e os gestores municipais podem contar conosco para o que for preciso”, frisou.
Para a prefeita de Jacarezinho e atual presidente do G5, Tina Toneti, os projetos são de grande importância para os municípios que compõem o consórcio. “Juntos temos mais força e usaremos essa representatividade para viabilizar os projetos e a construção de um escritório regional. A reunião com o superintendente foi muito proveitosa e saímos dela animados para dar continuidade aos projetos conduzidos pelo G5”, concluiu.