Gabinete

Publicado em: 20/06/2012 15:53 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Foto: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Prefeitura adota medidas para amenizar danos causados pela chuva

As fortes chuvas que atingiram Jacarezinho desde a segunda-feira, 18, afetaram moradores em todas as áreas do Município. O atendimento às vítimas vem sendo prestado pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Na manhã de hoje, 20, a prefeita Tina Toneti recebeu em seu Gabinete moradores da área conhecida como Patolândia e do Jardim São Luiz, que tiveram suas casas danificadas com as chuvas.

Durante a tarde e a noite de ontem, 19, equipes das Secretarias de Assistência Social e de Conservação Urbana estiveram nos locais afetados prestando atendimento, e ofereceram aos moradores abrigo em um prédio público, porém, estes se negaram a deixar as residências. Na reunião realizada nesta manhã, ficou acordado entre a Prefeitura e os moradores que serão buscados os meios necessários para que as famílias sejam realocadas.

Segundo a prefeita, não há desabrigados em Jacarezinho. "As famílias precisam de um lugar seguro, onde seus filhos possam dormir tranquilamente, por isso, estamos tomando medidas e vamos retirar os moradores dessas áreas de risco. Equipes da Assistência Social e da Conservação Urbana estão fazendo vistorias nas residências para avaliar a situação de cada uma delas e verificar quantas pessoas foram afetadas pelas chuvas", acrescentou Tina.

Trabalho emergencial

Tendo em vista o volume de chuva que já havia caído sobre Jacarezinho e com a previsão da ocorrência de novas pancadas, equipes da Secretaria de Conservação Urbana no final da tarde de ontem, 19, deram início aos trabalhos de atendimento à população. Como a pasta é a diretora de operações da Defesa Civil em Jacarezinho, cabe a ela os primeiros socorros juntamente com o Corpo de Bombeiros.

"Conforme a chuva foi aumentando, os problemas foram surgindo. Num primeiro momento agimos para preservar a vida dos moradores. Foram executados trabalhos em toda a extensão do Município, como desvio do curso da água e retirada das famílias da área de risco. Na região conhecida como Vila Castro, uma das mais afetadas, esgotamos represas que poderiam aumentar ainda mais os danos", afirmou o secretário de Conservação Urbana, Leonardo Costa Santos.

Além disso, houve a interdição de algumas ruas para evitar problemas no trânsito. Hoje, 20, o trabalho está concentrado na limpeza de ruas para liberar o tráfego e também, foi necessário fazer a liberação do acesso a alguns bairros que estavam ilhados.