Procuradoria Geral

Publicado em: 19/06/2012 15:14 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Foto: Marina Lukavy | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher empossa novos membros

Mulheres representantes da sociedade civil, do Ministério Público, de entidades sociais e educacionais, e do Município de Jacarezinho, se reuniram nesta segunda-feira, 18, no gabinete da prefeita Tina Toneti para discutir as ações do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Durante a reunião foi dada posse aos novos membros, definido o calendário e quais serão as metas discutidas ao longo do ano.

O Conselho da Mulher foi instituído através da Lei 2470, em junho de 2011. Segundo a procuradora-geral do Município, Leana Bacon, a proposta inicial foi instituir a proteção de políticas públicas para mulheres no Município de Jacarezinho. "O Conselho tem uma função deliberativa, ou seja, ele pode criar normas e estabelecer metas para serem cumpridas em relação às políticas para mulheres", explicou Leana.

Como está iniciando as atividades, a primeira meta do Conselho é buscar um projeto para construção de uma "Casa Abrigo" para mulheres vítimas de violência domiciliar. "Com base nisso iniciaremos os trabalhos na próxima semana, verificando junto aos Ministérios os procedimentos necessários para implantação desse projeto. Porém, ainda não temos nada em concreto, tudo está na fase inicial", acrescentou a procuradora.

De acordo com o decreto 3.249/2012, compõem o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher:

- representantes da Prefeitura Municipal de Jacarezinho: Andréia Kalil; Nádia Jaqueline Cussolin e Laura Lemos Gomes do Amaral;

- representante do Ministério Público do Estado do Paraná: Tatiana Cardoso Gonzalez;

- representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Jacarezinho: Lívia Tunes;

- representante da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) campus Jacarezinho: Ilca Maria Setti;

- representantes de entidades de assistência social: Maria Christina Torres Pereira e Roseane Toneti da Silva;

- representante de entidade educacional: Juliana Clara Curti Parra;

- representante de movimentos sociais: Márcia Gomes de Oliveira;

- representante da Polícia Civil do Estado do Paraná: Patrícia Cavalari Bocamino Taborda.

As reuniões do Conselho da Mulher serão realizadas na última quarta-feira de cada mês, às 9h, na Sala de Reuniões dos Conselhos Municipais, localizada na Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (antigo Hotel Municipal). A população está convidada a participar, o Conselho está aberto a sugestões.