Assistência Social

Publicado em: 12/06/2012 16:57 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Peti organiza atividades no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado hoje, 12, os beneficiários do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), de Jacarezinho, prepararam apresentações artísticas para lembrar a importância da data. Atualmente, cerca de 50 alunos de 11 a 18 anos participam das atividades desenvolvidas pelo programa no Município.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Eva Uribe Rocha, a data é importante para que haja uma reflexão acerca do trabalho infantil. "O nosso Peti passou por algumas mudanças este ano e hoje os alunos mais novos estão nas escolas, estudando em tempo integral. Quero agradecer a todos os pais que têm nos confiado a realização deste trabalho. E quero lembrar que se estivermos juntos na frente do combate ao trabalho infantil, vamos vencer esta causa", ressaltou Eva.

O Peti de Jacarezinho desenvolve diferentes projetos como: Leitores competentes; Música como ferramenta para auxiliar a aprendizagem; Biblioteca Cidadã e Uma análise do Estatuto da Criança e do Adolescente. "O combate ao trabalho infantil é uma luta que travamos todos os dias, proporcionando atividades que levam até os beneficiários educação, cultura, lazer e esportes", observou a coordenadora do Peti, Sandra da Silva Guilherme Conti.

12 de junho

A data, fixada em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), tem como objetivo chamar a atenção de todos para a importância da implementação das Convenções nº 138, que estabelece idade mínima para admissão do emprego, e nº 182, que trata das piores formas de trabalho infantil.

No Brasil, segundo o Censo de 2010, mais de três milhões de crianças entre dez e 17 anos, exercem algum tipo de atividade remunerada. A legislação brasileira proíbe o trabalho formal de menores de 16 anos, exceto como aprendiz a partir dos 14 anos.