Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado hoje, 12, os beneficiários do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), de Jacarezinho, prepararam apresentações artísticas para lembrar a importância da data. Atualmente, cerca de 50 alunos de 11 a 18 anos participam das atividades desenvolvidas pelo programa no Município.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Eva Uribe Rocha, a data é importante para que haja uma reflexão acerca do trabalho infantil. "O nosso Peti passou por algumas mudanças este ano e hoje os alunos mais novos estão nas escolas, estudando em tempo integral. Quero agradecer a todos os pais que têm nos confiado a realização deste trabalho. E quero lembrar que se estivermos juntos na frente do combate ao trabalho infantil, vamos vencer esta causa", ressaltou Eva.
O Peti de Jacarezinho desenvolve diferentes projetos como: Leitores competentes; Música como ferramenta para auxiliar a aprendizagem; Biblioteca Cidadã e Uma análise do Estatuto da Criança e do Adolescente. "O combate ao trabalho infantil é uma luta que travamos todos os dias, proporcionando atividades que levam até os beneficiários educação, cultura, lazer e esportes", observou a coordenadora do Peti, Sandra da Silva Guilherme Conti.
12 de junho
A data, fixada em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), tem como objetivo chamar a atenção de todos para a importância da implementação das Convenções nº 138, que estabelece idade mínima para admissão do emprego, e nº 182, que trata das piores formas de trabalho infantil.
No Brasil, segundo o Censo de 2010, mais de três milhões de crianças entre dez e 17 anos, exercem algum tipo de atividade remunerada. A legislação brasileira proíbe o trabalho formal de menores de 16 anos, exceto como aprendiz a partir dos 14 anos.