Conservação Urbana

Publicado em: 04/06/2012 17:09 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Obras municipais prestam homenagem a famílias pioneiras

No último sábado, 02, foi realizada a entrega oficial das pontes Brazilina Meneguine Affonso e Otaviano Tonet. Localizadas na Vila Rondon e Vila Rosa, respectivamente, as duas obras foram executadas pela Prefeitura de Jacarezinho, através de recursos do Ministério Integração Nacional, e hoje proporcionam melhores condições de tráfego e mobilidade.

O recurso que viabilizou a execução das obras foi obtido em decorrência da enchente que atingiu Jacarezinho em 2009. Para a prefeita Tina Toneti, o empenho das equipes da Prefeitura Municipal foi fundamental para a realização das melhorias. "Além das benfeitorias para os bairros, com a ponte Otaviano Tonet, sinto-me muito feliz por poder homenagear a família e honrar os nossos antepassados", ressaltou Tina.

O secretário de Planejamento, Nelson Paulino lembrou que com a enchente muitos moradores tiveram prejuízos e que foi necessária a mobilização tanto da comunidade, quanto da Prefeitura Municipal para reparar os danos e executar melhorias. "Hoje, estas obras além de melhorar a mobilidade e a vida da população, prestam homenagens a famílias pioneiras e que iniciaram o desenvolvimento de Jacarezinho", considerou Nelson Paulino.

Brazilina Meneguine Affonso

A homenageada nasceu em Ribeirão Preto (SP), filha de Miguel Meneguine e Rosa Chica. Aos 12 anos a família mudou-se para Jacarezinho. Brazilina teve quatro filhos e foi casada com João Affonso, que veio de Portugal aos 11 anos e morou na Fazenda Califórnia. Neto de Brazilina, Miguel Affonso Júnior, agradeceu a homenagem e disse que foi a primeira recebida pela família.

"Ficamos muito satisfeitos pela homenagem que toda a nossa família recebeu através desse gesto. Nasci em Jacarezinho e tenho muito orgulho da minha cidade. Quero parabenizar a prefeita Tina pelo ótimo trabalho realizado em todos os bairros", considerou Affonso Júnior.

Otaviano Tonet

Natural da cidade de Descalvado (SP), Otaviano Tonet mudou-se com a família para Jacarezinho em 1932, indo morar em grandes fazendas de café. Sua instalação no bairro Piscina, hoje conhecido por Vila Rosa, ocorreu na década de 40. Otaviano sempre foi um homem simples, trabalhador da lavoura.

No começo dos anos 60, na Vila Rosa, iniciou o corte de pedra para construção civil, ramo que seus filhos seguiram por muitos anos, bem como outros moradores do bairro. Na oportunidade, o presidente Ricardo Tonet, sobrinho de Otaviano também falou sobre a alegria da família em receber a homenagem.