O prefeito

Publicado em: 04/05/2012 17:41 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti - Marina Lukavy / Foto: Juliana Modotti | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

G5 apresenta projeto de piscicultura a produtores de Joaquim Távora

Na tarde de ontem, 03, foi realizada na cidade de Joaquim Távora uma reunião do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Bacia do Paranapanema - G5 para apresentação do projeto de piscicultura em tanque escavado para os produtores do município. O mesmo projeto foi apresentado no período da manhã na cidade de Guapirama e também já passou por Jacarezinho.

Na oportunidade, a prefeita de Jacarezinho e presidenta do Consórcio, Tina Toneti e o diretor executivo do G5, Rômulo Ribeiro Santana apresentaram o projeto que visa a produção, filetagem, logística e comercialização de peixes, seguindo a demanda de consumo e trazendo renda extra aos produtores.

A presidenta explicou que objetivo principal do projeto é proporcionar a produção de peixes em tanques escavados, uma vez que Jacarezinho, Guapirama e Joaquim Távora não são banhados pela represa Chavantes.  "Este projeto é muito importante para criar alternativas de rendas nas propriedades. Hoje definimos datas e cronogramas que são fundamentais para a execução do projeto. Queremos dar início às atividades em no máximo dois meses", salientou.

De acordo com o diretor executivo, existe a necessidade de fomento à piscicultura nos municípios membros do G5 porque a demanda na região é grande. "Com exceção da colônia dos pescadores de Carlópolis, nenhum outro município do Consórcio produz peixes. Dentro da região são comercializados em torno de 200 toneladas por ano, e a nossa oferta é em torno de 180, por isso é necessário expandir a produção", completou Santana.

Em Joaquim Távora foi realizada a última reunião de apresentação do projeto, que despertou o interesse de cerca de 300 produtores dos municípios que serão beneficiados. Segundo o diretor executivo, já estão sendo realizadas as visitas dos técnicos nas propriedades para análise de questões como topografia da área, disponibilidade de água, compatibilidade com o clima, restrições ambientais, infraestrutura básica como estradas e disponibilidade de energia, entre outros.