Saúde

Publicado em: 04/05/2012 16:01 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Foto: Arquivo - Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Comitê Intersetorial desenvolve trabalho contínuo contra a dengue

Durante reunião semanal do Comitê Intersetorial de Combate à Dengue, da Prefeitura de Jacarezinho, realizada na manhã de hoje, foram apresentadas as ações desenvolvidas nos meses de março e abril. Após a epidemia registrada em 2011, o município ficou pouco mais de sete meses sem registrar nenhum caso da doença.

Os quatros casos confirmados pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) foram de moradores do Jardim Alves, sendo que dois foram importados (contraídos fora do município), e os outros classificados como autóctones. Em relação às três notificações dos bairros Dom Pedro Filipack, Panorama e Parque Bela Vista, dois não foram reagentes no teste rápido, porém, para confirmação  do resultado negativo foi enviado material para análise do Lacen. A terceira suspeita foi descartada porque a pessoa não compareceu para fazer o exame.

De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária e responsável pelo trabalho de controle da dengue, Luís Carlos Ferreira, mesmo com os resultados negativos, foi realizado bloqueio focal no entorno das áreas. "Assim como no restante do Brasil, os casos de dengue começaram mais tarde este ano. Durante esta semana não registramos nenhuma notificação, porém é importante que a população continue atenta e nos ajude no combate", afirmou Ferreira.

Para aumentar o controle da doença, no dia 19 de maio será realizado um arrastão de limpeza no município. Após a epidemia, Jacarezinho ficou sem registrar nenhum caso da dengue no período de 01 de setembro de 2011 até o dia 18 de abril. "É importante salientar que no período mais crítico que é o verão ficamos sem nenhum registro da doença", completou o diretor.

Ações do Comitê

O Comitê Intersetorial de Combate à Dengue realiza reuniões semanais para discutir as ações de prevenção e combate a doença. Além dos trabalhos de rotina do segundo período de tratamento que foram finalizados no mês de abril, em março, foi realizado o segundo ciclo do Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa).

Em todos os casos notificados houve realização de bloqueio focal, e no caso específico do Jardim Alves também foi feito o fumacê costal nos dias 19, 25 e 26 de abril. No bairro, também foi realizada limpeza pública pela Secretaria de Conservação Urbana no último dia 23 e, arrastão de limpeza casa a casa que envolveu aproximadamente 45 profissionais no dia 25 de abril.