Com o objetivo de promover a integração entre os vários segmentos da sociedade civil paranaense e dos órgãos estatais do Poder Executivo Federal, Estadual e Municipal, Jacarezinho sediou ontem o "Comitê Paranaense para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável - Rio+20".
O foco principal do encontro foi fazer o levantamento dos principais compromissos sociais, ambientais e econômicos da região do Norte Pioneiro para a criação do documento "Paraná- O futuro que queremos", na busca de um Estado verdadeiramente sustentável.
O evento foi realizado no Anfiteatro do Centro de Ciências Humanas e Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), e reuniu diversas autoridades como a prefeita de Jacarezinho e vice-presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), Tina Toneti, representando as 26 cidades que compõem a instituição; o diretor presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luis Tarciso Mossato Pinto; o comandante da Polícia Ambiental do Paraná, tenente-coronel Chehad Elias Geha; a coordenadora do Fórum permanente da Agenda 21 Paraná, Rosana Vicente Gnipper; entre outras.
Na oportunidade, Tina se pronunciou em nome do presidente da Amunorpi, Eduí Gonçalves, prefeito de Guapirama, e agradeceu aos membros do Comitê por terem escolhido Jacarezinho para sediar o evento. "Neste momento tão importante, agradeço por ouvirem o que a nossa região tem a dizer e parabenizo a iniciativa do Governo do Estado de criar estas reuniões regionais para ouvir a sociedade, tanto nas questões ambientais, quanto nas relacionadas à pobreza e a saúde humana, assuntos que também estão relacionados à Sustentabilidade", disse.
Tina ressaltou ainda a importância de serem levantados os problemas e os avanços da região, para que tudo seja documentado e anexado ao documento oficial que será encaminhado ao governador Beto Richa. "É importante que não nos esqueçamos de nada ao realizarmos o levantamento da nossa região, para que futuramente, consigamos inserir as nossas propostas, na Conferência Rio+20, que irá reunir chefes de Estado do mundo todo", concluiu.
Segundo a coordenadora das ações Agenda 21 do Paraná, vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a proposta é de criar 11 comitês regionais no Estado para ouvir a sociedade paranaense e suas propostas.
"Aproveitando o tempo da existência da Rio+ 20, com os seus dois temas 'Economia Verde e Governança Institucional', nós vamos criar estes documentos e traçar os rumos do Paraná para o desenvolvimento sustentável. É um trabalho de construção. Nós estamos trazendo uma consulta pública para ouvir a sociedade e esse Comitê Regional fica responsável para criar uma rede com o Comitê Estadual para que após o Rio+20, os acordos possam ser cumpridos", disse.
O prazo máximo para a entrega do documento, ou seja, para a conclusão de quais serão os compromissos das cidades que compõem a Amunorpi para garantir um futuro sustentável e melhor qualidade de vida, é 10 de maio. A consulta pública deste documento poderá ser feita através do site da Secretaria Estadual do Meio Ambiente: www.meioambiente.pr.gov.br.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.