Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 23/03/2012 14:47 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Alunos conhecem Estação de Tratamento da Sanepar

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, cerca de 40 alunos dos 4º e 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ruth Pimentel Rocha visitaram a Estação de Tratamento da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em Jacarezinho. Para aprender a importância do uso consciente e racional da água, as crianças puderam acompanhar como é feito todo o processo de tratamento.

O secretário de Planejamento, Nelson Paulino esteve acompanhando a visita dos alunos e parabenizou a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Agricultura, através do Departamento de Meio Ambiente, e a Sanepar que proporcionaram a um grande número de crianças da Rede Municipal conhecer como a água que usam todos os dias em suas residências e nas suas escolas é especialmente tratada e colocada à sua disposição.

"Não tenho dúvidas de que esta iniciativa contribuiu em muito, para o aumento da consciência de preservação do meio ambiente em nossos alunos. É por meio de pequenas ações no nosso cotidiano que podemos ajudar a manter as condições de acesso a este bem tão essencial à nossa existência que é a água", disse Nelson Paulino.

A diretora-geral do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Jacarezinho, Annieli Maieski ressaltou que o objetivo da visita é fazer com que os alunos entendam melhor como é que a água tratada chega até as suas casas. "Desta forma, eles aprendem a valorizar mais a água que estão bebendo e também vão ajudar no trabalho de conscientização dos pais", afirmou.

O desperdício na utilização da água foi destacado através de um exemplo comum: a lavagem de calçadas. "Nós vivemos num país em que a água é abundante, mas em outros lugares como a África os moradores sentem na pele a falta dela. Ações como essa servem para que as crianças tenham consciência não somente em relação à água, mas ao meio ambiente em geral", completou Annieli.

Para o coordenador de Atendimento da Sanepar no Município de Jacarezinho, Roberto Carlos Toncovitch a presença das crianças na unidade é muito importante, não para que elas entendam como funciona a parte técnica do tratamento e abastecimento, e sim, para que se conscientizem de que á água é um bem que pode acabar.

"Queremos repassar a eles a cultura de que a água é um bem finito e que eles cresçam com a mentalidade de que nós temos que fazer um bom uso dela. Demonstramos isso através dos pequenos exemplos, como na hora de escovar os dentes, para que no futuro estas crianças sejam pessoas conscientes", salientou Toncovitch.

O aluno do 5º ano, João Vitor disse que achou muito importante entender como é feito o tratamento e que vai repassar os conhecimentos obtidos para seus pais. "Vou falar para a minha mãe economizar e cuidar melhor da água quando for lavar a louça, para que assim a água do nosso planeta nunca acabe", concluiu.