Saúde

Publicado em: 12/03/2012 16:57 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho/ Texto: Marina Lukavy | Autor: .

Jacarezinho realiza controle vetorial especial contra a dengue

Mesmo sem registrar nenhum caso de dengue este ano, a Prefeitura de Jacarezinho continua o trabalho de combate à doença. Recentemente foram instaladas em pontos estratégicos do município as Ovitrampas, armadilhas específicas para analisar se há a presença de fêmeas do Aedes aegypti e Aedes albopictus desovando.

O trabalho de controle vetorial especial é realizado pelo Ministério da Saúde, através da 19ª Regional de Saúde. O diretor da Vigilância Sanitária e responsável pelo trabalho de controle da dengue, Luís Carlos Ferreira explicou que no município foram instaladas, entre os dias 27 e 28 de fevereiro, 100 armadilhas específicas (Ovitrampas) que serão monitoradas durante um mês.

"Toda semana estas armadilhas são vistoriadas e há a troca das palhetas que são encaminhadas para o Laboratório Central de Etimologia, em Curitiba, para verificação e classificação dos ovos encontrados. Depois de concluída toda a análise, será enviado ao Município um relatório final", afirmou Ferreira.

O programa

A Rede Nacional de Monitoramento da Resistência de Aedes Aegypti a Inseticidas (MoReNAa) é coordenada pela Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde. Para o controle vetorial especial foram escolhidos, em todo o país, 100 municípios sentinela e estratégicos que deverão ser monitorados a cada dois anos.

Segundo Ferreira, Jacarezinho foi uma das cidades escolhidas devido à importância epidemiológica e por estar na divisa com o estado de São Paulo. "Instalamos as armadilhas em toda a extensão geográfica do município que foi dividido por pontos de avaliação", completou.