A II Conferência Regional de Cultura será realizada na próxima sexta-feira, 09, no Cine Iguaçu, em Jacarezinho. A Conferência é a primeira etapa para a composição do Conselho Estadual de Cultura (Consec). Na oportunidade, serão eleitos os delegados que irão representar o Norte Pioneiro na Macro Conferência, em Londrina.
A abertura oficial da II Conferência Regional de Cultura será ás 13h30 com uma palestra ministrada por Danilo Oliveira. Ele explanará sobre a importância das conferências que acontecerão nos próximos meses e sobre o Consec, que será criado ainda este ano. Em seguida, haverá apresentações artísticas com representantes de São José da Boa Vista, Santo Antônio da Platina e Jacarezinho.
A partir das 15h, profissionais que se dedicam a área cultural darão início a uma mesa redonda, serão eles: Narda Helena Joroski (Departamento de Cultura de Ribeirão Claro e dirigente da 15ª Regional de Cultura) Kátia Lima Barbosa (Departamento de Cultura de São José da Boa Vista); Carlos Costa (Departamento de Cultura de Jacarezinho); Moisés José Bueno (Departamento de Cultura de Wenceslau Braz) e Graça Maria da Cruz (jornalista de Cambará).
Na sequência, será feita a votação para eleição dos delegados que irão representar o Norte Pioneiro em Londrina, na Macro Conferência. Os eleitos em Londrina, irão para a Conferência Estadual em Curitiba, onde serão escolhidos delegados da sociedade civil para representar o Consec.
Conselho Estadual
O Conselho Estadual de Cultura é um órgão colegiado, de caráter consultivo, normativo, deliberativo e fiscalizador, integrante da estrutura organizacional básica da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), e tem como finalidade participar da formulação das políticas públicas de cultura no Paraná.
Dos 36 membros que irão compor do Conselho Estadual de Cultura, 50% representam o governo e 50%, a sociedade civil. A escolha dos conselheiros que integrarão a metade designada ao governo será feita de forma direta pelo Secretário de Estado da Cultura, que preside o Consec.
Já os 50% da sociedade civil serão escolhidos por meio de eleições durante as Conferências de Cultura, que se realizam em três etapas:
- Conferências Municipais ou Intermunicipais, que escolhe os delegados-eleitores membros da sociedade civil;
- Conferências Macrorregionais, que acontecerão em oito regiões do estado e elegerão os representantes da sociedade civil (um de cada macrorregião);
- Conferência Estadual, que elegerá os representantes da sociedade civil em dez áreas artístico-culturais, conforme designadas em lei. Nessa Conferência serão anunciados os nomes de todos os conselheiros titulares e suplentes do Conselho Estadual de Cultura.