Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 29/02/2012 10:19 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti / Foto: Meio Ambiente / IAP | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Milhares de peixes alevinos são lançados no Rio Paranapanema

A Prefeitura Municipal de Jacarezinho, através do Departamento do Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o Núcleo Regional de Educação e a Companhia Agrícola Usina de Jacarezinho, realizou a soltura de 6.770 peixes alevinos no rio Paranapanema, na tarde desta terça-feira, 28.

Para realizar a ação, foram convidados cerca de 40 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Dina Tereza da Silva, que compõe o Complexo Educacional Sônia Regina Camargo da Silva, do bairro Marques dos Reis.

O objetivo da ação foi fazer com que as crianças entendessem a importância de respeitar o período da Piracema, época de reprodução dos peixes, a preservação do Meio Ambiente e a reintegração da biodiversidade do Paranapanema.

Foram despejados no Paranapanema, 4.750 pacús, 2.000 curimbas e 20 pintados. Para que as crianças depositassem os peixes na água com segurança, foi elaborado uma espécie de funil, por onde os peixes escorregavam até o rio.

Na ocasião, estava presente a diretora geral de Meio Ambiente da Prefeitura de Jacarezinho, Anniele Maiesk, que falou sobre a importância da educação ambiental na vida das crianças. "Elas estão no período de aprendizagem, de formação de opinião e discernimento do que é certo e errado, por isso, esse tipo de atividade tem muito a agregar. Principalmente, no que diz respeito ao entendimento do porque preservar a natureza e o ecossistema de maneira geral", explicou.

Anniele destacou também, que a soltura das espécies é resultado de um acordo firmado entre o Ministério Público e três homens que foram autuados por praticar pesca com redes durante a Piracema. "Eles foram multados e como forma de pagar pelo crime ambiental, compraram os peixes para que fossem depositados no rio", concluiu.