As Câmaras de Vereadores podem conceder auxílio saúde ou contratar operadoras privadas de plano de saúde desde que beneficiem servidores e não agentes políticos (vereadores) e cumpram alguns requisitos básicos. O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) elencou seis condições para que os Legislativos instituam tais medidas.
A orientação consta da decisão emitida pelo Pleno da Corte, em resposta a consulta formulada pela Câmara de Foz do Iguaçu (Região Oeste) e analisada pelo colegiado no último dia 9 (quinta-feira).
É necessária, inicialmente, prévia dotação orçamentária. A iniciativa deve estar prevista em lei da Prefeitura municipal, autorizada na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e dentro dos limites de despesas com pessoal (definidos pela Constituição Federal e Lei de Responsabilidade Fiscal). A contratação da empresa privada para gerir os benefícios exige licitação. Por fim, a adesão e contribuição dos servidores não são obrigatórias.
Caso optem pela concessão de auxílio saúde, o TCE recomenda aos Legislativos que utilizem a modalidade de ressarcimento parcial. De nenhuma hipótese, porém, podem participar vereadores, já que não possuem vinculação ao regime jurídico estatuário local. O julgamento da matéria (Acórdão 382/12), junto ao Pleno do Tribunal, teve a relatoria do conselheiro Hermas Brandão (Processo 483691/11).
Serviço:
Acórdão: 382/2012
Processo: 483691/11
Relator: Conselheiro Hermas Eurides Brandão
Texto: Ivan Sebben
Foto: Wagner Araújo
Coordenadoria de Comunicação Social TCE/PR
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.