Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 13/02/2012 15:51 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti / Foto: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Mudas serão distribuídas na Feira da Lua

Visando o combate e a prevenção à dengue, na próxima quarta-feira, 15, diversas mudas de citronela e crotalária do Viveiro Municipal serão distribuídas na tradicional “Feira da Lua”. As plantas representam uma solução alternativa na eliminação da larva do mosquito transmissor da doença.

Segundo a diretora do Meio Ambiente da Prefeitura de Jacarezinho, Annieli Maieski, o local de doação foi escolhido devido ao grande fluxo de pessoas que passam pela feirinha, aumentando a visibilidade para a distribuição das plantas e atingindo o maior número de pessoas para a conscientização.

“O surto de dengue do ano passado, fez com que nós buscássemos alternativas para melhorar o controle e a prevenção da dengue, com isso, surgiu a ideia de distribuir mudas destas espécies por serem repelentes naturais”, afirmou.

Annieli ressaltou que será montada uma estrutura no início da feira, e no local, estarão presentes equipes do Meio Ambiente, do Viveiro Municipal e um grupo de alunos do Colégio Estadual Rui Barbosa que fazem curso técnico de Agente Comunitário de Saúde. Além da distribuição das mudas, estas equipes também vão orientar a população no combate e prevenção da dengue.

Sobre as mudas

A citronela é um repelente natural, pois possui odor que espanta qualquer tipo de mosquito e a crotalária é uma espécie que atrai a libélula, inseto que se alimenta da larva do mosquito da dengue.

O plantio

Annieli explicou que para plantar as mudas, a terra deve estar bem adubada, e o buraco no chão não precisa ser muito fundo, sendo necessário aguar sempre. Após um período, a planta forma uma touceira, que vai crescendo como um arbusto.