Geral

Publicado em: 24/01/2012 17:29 | Autor: Departamento de Comunicação / Matérias: Rômulo Madureira / Fotos: Alfredo Jorge

Com apoio da Prefeitura de Jacarezinho, SAMU começa em Março

Reunião na manhã de hoje na sede da Reitoria da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em Jacarezinho, trouxe prefeitos de diversas cidades da região para discutir mais detalhes sobre a implantação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) no Norte Pioneiro.

Duas novidades foram divulgadas. Foi decidido que os recursos para implantação do Serviço serão viabilizados via Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi). Além disso, a coordenadora do SAMU, Alexsandra Aparecida Marcovanti Mariucci, reiterou que “99,9% do SAMU já está pronto para funcionar” e que a previsão é que até a primeira semana de Março, ele seja efetivado para cerca de 400 mil habitantes que compreendem as 18ª e 19ª Regionais de Saúde.

Para o Secretário Municipal de Saúde, João Luccas Thabet Venturine, a implantação do SAMU pressupõe ações governamentais conjugadas com vistas à consecução do interesse público, em atendimento ao princípio da universalidade e da cobertura do atendimento.

De acordo com a diretora geral de Saúde de Jacarezinho, Andréia Kalil, a Prefeitura de Jacarezinho já alugou a casa que servirá como base médica. O imóvel está agora em fase de adequação, de acordo com as normas técnicas do Ministério da Saúde.

A coordenadora do SAMU, Alexsandra Mariucci, elogiou também a atuação da equipe da Prefeitura de Jacarezinho, desde o início do processo de implantação. “A prefeita Tina [Toneti] e a secretária Andreia [Kalil] foram parceiras da Prefeitura de Cornélio Procópio durante todo este tempo. Houve uma articulação forte da Prefeitura de Jacarezinho em relação aos municípios da 19ª Regional, prestando todo o apoio necessário. Jacarezinho foi a primeira entre todas as cidades a preparar sua base médica. Ligávamos no 192, já ouvíamos ‘Base SAMU’ do outro lado da linha”, contou.

A coordenadora explicou que, pelo fato da reunião de hoje ter sido em Jacarezinho (que é sede da Regional), mais municípios puderam participar. “Pudemos esmiuçar para mais prefeitos e secretários dessa Regional o que realmente é o trabalho do SAMU. São 41 Prefeituras participando, cada uma no seu entendimento. É natural que o ajuste leve um tempo. Acredito que esta foi a reunião mais produtiva de todas”, falou.

Alexsandra informou ainda que a coordenação inicia nesta semana a licitação para a contratação da empresa que irá gerir todos os recursos humanos. “Sabemos que na maioria destes municípios, a contratação de pessoal é muito difícil. Então, temos visto que os proponentes são de grandes centros (onde possuem Universidades Federais ou Estaduais)”, disse.

Dentre seus inúmeros benefícios como a rapidez no atendimento para acidentes graves, economicidade nos transportes e garantia de atendimento adequado, o SAMU garante “vaga zero”, ou seja, exige o atendimento nas urgências, mesmo nas situações em que inexistam leitos vagos para a internação de pacientes, como manda a Portaria Ministerial 2048 em seu capítulo II.

Abordando uma eventual ‘morosidade’ na implantação, levantada em outras reuniões e veículos de imprensa, o chefe da Regional de Saúde, Antonio Carlos Setti, destacou que todos os empreendimentos de grande porte passam por dificuldades em sua implantação. “O Cisnorpi, por exemplo, hoje é um exemplo para todo o país, mas me lembro de quão trabalhosa foi sua implantação lá nos idos de 1994”, comentou.

Sobre este mesmo assunto, a coordenadora lembrou que são “41 pessoas diferentes tratando de um grande orçamento”. De acordo com Alexsandra, a licitação a ser feita nesta semana tem valor que gira em torno de R$6 milhões e R$400 mil.

O diretor executivo do Cisnorpi, Alfredo Ayub, se mostrou satisfeito com o fato de o Consórcio funcionar como uma ponte entre os municípios da 19ª e a arrecadação destes recursos. “Eu enxergo um grande avanço a partir de agora. O SAMU é um plano de governo Estadual e Federal e vai viabilizar e facilitar muito o atendimento dos nossos munícipes”, disse.

O Cisnorpi tem o papel, portanto, de viabilizador para que haja o repasse dos recursos para a implantação do SAMU. Para tanto, será fechado um convênio entre as partes. “Nosso presidente, [o prefeito de Ibaiti, Luiz Carlos Peté dos Santos], prontamente nos passou esta orientação e, em seguida, fomos contatados para esta conversa sobre como seria esta parceria. Acho essencial que estejam havendo esforços tanto de nível Estadual, quanto de prefeitos, de secretários municipais, do Cisnorpi, da 19ª e da 18ª Regionais para viabilizar a implantação do Serviço”, concluiu.