O prefeito

Publicado em: 28/12/2011 16:28 | Autor: Departamento de Comunicação / Fotos: Alfredo Jorge / Matérias: Rômulo Madureira

Prefeita prestigia formatura de escola do MST e recebe homenagem

A prefeita de Jacarezinho Tina Toneti compareceu na última semana à formatura da Escola Itinerante Valmir Mota de Oliveira, localizada em acampamento homônimo do Movimento dos Trabalhadores rurais Sem Terra (MST). Acompanhada dos secretários Municipais de Planejamento Nelson Paulino Leite e de Agricultura José Antonio Costa, Tina foi homenageada em seguida pela contribuição dada ao desenvolvimento do acampamento e da instituição de ensino, que hoje atende a 149 crianças.

O evento foi organizado para celebrar a formatura dos anos iniciais da Educação Infantil, da quarta e oitavas séries do Ensino Fundamental e do terceiro ano do Ensino Médio. O dirigente político da comunidade, Ademir Junior Batista, explicou que a homenagem foi um modo pensado pela direção do MST Jacarezinho de prestar uma homenagem justa à prefeita. "Fizemos questão de entregar a placa de agradecimento por entender que a Tina sempre olhou para nossa comunidade de uma forma diferenciada”, comentou.

A placa foi entregue pelo coordenador da Escola Cassiano Rodrigues Kapps, que compunha a mesa de autoridades junto com Nelson Paulino e mais duas professoras. Após o ato, o MST ofertou um jantar para os presentes, com bolo e refrigerante de sobremesa.

A Escola Itinerante Valmir Mota de Oliveira está para completar três anos de funcionamento em Jacarezinho. De acordo com Batista, a gestão de Tina Toneti sempre foi parceira na estruturação do projeto e também em sua manutenção. Até a quarta série, são professoras da própria comunidade que lecionam e, da quinta série até o Ensino Médio, são professoras do Estado.

Agora, há o projeto de construir uma escola definitiva no assentamento Companheiro Keno, que fica há poucos quilômetros do acampamento. Ainda de acordo com o dirigente político do Movimento, a Educação é um dos princípios basilares da luta do MST. “A questão do estudo é essencial em nossa política interna, de incentivar as crianças e adultos a estudarem, buscarem o conhecimento. Prova disso é que temos muitas pessoas dentro da própria comunidade que fazem cursos técnicos ou faculdades, buscando melhorias para o futuro”, concluiu.