Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 21/12/2011 16:47 | Autor: Departamento de Comunicação / Fotos: Alfredo Jorge / Textos: Rômulo Madureira

Prefeitura reúne produtores para falar sobre compra direta

Foi realizada na última semana reunião entre produtores rurais de Jacarezinho com a prefeita Tina Toneti e demais autoridades da Prefeitura Municipal e Emater para acertar a compra direta neste ano. O sistema trata da venda de produtos agrícolas de pequenos produtores de Jacarezinho diretamente para a utilização na merenda escolar.

Em 2011, cerca de 50 produtores participaram do programa. A estimativa é que o número seja elevado para 80 em 2012. Uma preocupação do contrato do ano que vem foi de garantir a diversificação dos produtos. Para tanto, cada produtor presente na reunião escreveu quais produtos poderia oferecer. Mais tarde, um termo de compromisso será formulado pela Procuradoria Jurídica e firmado com os produtores. Através do documento, ele vai se comprometer a entregar aquela quantidade do produto específico. O que ele produzir de extra, o município opta por comprar ou não, dependendo da necessidade.

De acordo com a Nutricionista da Prefeitura Silvia Garbelini, já houve melhora em relação aos anos anteriores. “O problema é que, mesmo assim, ainda precisamos em alguns momentos adquirir produtos em mercados. A expectativa é que em 2012, não mais precisemos recorrer a isto, adquirindo muitas frutas e legumes, principalmente, para melhorar cada vez mais a qualidade de nossa merenda”, falou.

Segundo o diretor de Merenda Carlos Cesar Pereira, a prefeita Tina Toneti orientou que seja ampliado o número de produtores no projeto em 2012. “Como vai ter o programa de tempo integral em todas as escolas (em que as escolas passarão o dia todo na instituição), aumentará a demanda para merenda, chegando a três refeições diárias”, explicou.

O diretor conta que só neste ano, foram mais de um milhão de refeições servidas, número que será triplicado no ano que vem. O projeto de compra direta, além de melhorar a qualidade da merenda, também deve fortalecer a economia rural dos pequenos e médios produtores.

Da reunião, participaram além da prefeita Tina Toneti, os secretários de Governo Nelson Paulino, José Antonio Costa, João Luccas Thabet Venturine, Felippe Toneti, Leana Bacon, diretor de licitação Ronaldo Tanferri, agrônomo do Município Thiago de Souza, veterinário da Prefeitura Rodrigo Saraiva Grandini, a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável Eliandra Moreira, o vice-presidente da Câmara dos Vereadores Wilson Ferreira e Taís Maria Coccia e Rômulo Faria, da Emater.