Um crime ambiental dentro da zona urbana de Jacarezinho foi deflagrado na última semana pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente. O proprietário de um terreno – nome e endereço serão preservados – estaria depositando resíduos sólidos no córrego Ribeirão Ourinhos, com a provável intenção de assoreá-lo.
O dono do terreno foi notificado e multado. Ele infringiu os artigos 20 (inciso 6) e 31 (inciso 7) da Lei Municipal 44 / 2010 (Código de Posturas). Uma foi considerada infração grave e a outra gravíssima. O valor da multa pode chegar a R$5 mil. Os artigos citados criminalizam o lançamento em rios de quaisquer resíduos sólidos, líquidos ou gasosos.
De acordo com a procuradora Geral do Município Leana Bacon, o proprietário tem até dez dias para recorrer da decisão. Se perder, o réu terá que reparar os danos causados ao Meio Ambiente, além de pagar a multa.
A descoberta foi feita através de denúncia anônima, apurada e comprovada pela equipe do Departamento de Meio Ambiente. Para a aplicação das medidas legais e prestar apoio à operação, foram acionados os fiscais de postura do Município e a Polícia Ambiental.
No momento do flagrante, havia um funcionário empurrando a terra de um lado da margem para dentro do rio, além do entulho que já tomava boa parte da outra. “O proprietário avançou com este entulho, o que já é crime, mas pior, ele estava mexendo na outra margem do córrego, tudo para aumentar sua propriedade com a diminuição do rio. Isto é um crime ambiental”, explicou o coordenador Municipal de resíduos sólidos Manoel Pereira do Nascimento Neto.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.