Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 16/12/2011 14:35 | Autor: Departamento de Comunicação / Fotos: Alfredo Jorge / Matérias: Rômulo Madureira

Departamento de Meio Ambiente notifica proprietário que tentava assorear rio

Um crime ambiental dentro da zona urbana de Jacarezinho foi deflagrado na última semana pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente. O proprietário de um terreno – nome e endereço serão preservados – estaria depositando resíduos sólidos no córrego Ribeirão Ourinhos, com a provável intenção de assoreá-lo.

O dono do terreno foi notificado e multado. Ele infringiu os artigos 20 (inciso 6) e 31 (inciso 7) da Lei Municipal 44 / 2010 (Código de Posturas). Uma foi considerada infração grave e a outra gravíssima. O valor da multa pode chegar a R$5 mil. Os artigos citados criminalizam o lançamento em rios de quaisquer resíduos sólidos, líquidos ou gasosos.

De acordo com a procuradora Geral do Município Leana Bacon, o proprietário tem até dez dias para recorrer da decisão. Se perder, o réu terá que reparar os danos causados ao Meio Ambiente, além de pagar a multa.

A descoberta foi feita através de denúncia anônima, apurada e comprovada pela equipe do Departamento de Meio Ambiente. Para a aplicação das medidas legais e prestar apoio à operação, foram acionados os fiscais de postura do Município e a Polícia Ambiental.

No momento do flagrante, havia um funcionário empurrando a terra de um lado da margem para dentro do rio, além do entulho que já tomava boa parte da outra. “O proprietário avançou com este entulho, o que já é crime, mas pior, ele estava mexendo na outra margem do córrego, tudo para aumentar sua propriedade com a diminuição do rio. Isto é um crime ambiental”, explicou o coordenador Municipal de resíduos sólidos Manoel Pereira do Nascimento Neto.