O governador Roberto Requião enfatizou na noite de quarta-feira (22), durante solenidade de abertura do V Congresso e Feira de Produtos e Serviços para os Municípios (Municipal 2009), em Foz do Iguaçu, a importância do intercâmbio de informações entres unidades municipais. “Encontros como este são essenciais para encontrar soluções para problemas. Isso resulta em um espaço fraterno de informação e comunicação. O Estado promoverá ao longo destes dois dias palestras aos prefeitos, com profissionais qualificados”, afirmou. “Temos muitos problemas na fronteira. Nesta quinta-feira (23), no encontro do Mercosul, em Assunção, o presidente Lula vai flexibilizar o Tratado de Itaipu, dando ao Paraguai a possibilidade de vender energia ao mercado brasileiro. As coisas estão mudando. Daí a importância do diálogo e da troca de informações. É preciso corrigir os fatores sociais que envolvem os nossos jovens com quadrilhas de tráficos de drogas, por exemplo”, destacou.
Requião relatou durante o evento o resultado do crescimento econômico alcançado pelo Paraná.
“Tivemos um índice de inflação de 4%, porém o nosso crescimento real foi de 4,5%. O Brasil caminha bem, está saindo da crise rapidamente. As lideranças que participarem deste encontro devem lembrar disso. O Paraná é a vanguarda do desenvolvimento econômico do Brasil”, frisou.
Depois do evento, realizado no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu, o governador visitou a feira, que conta com a participação de 50 expositores de todo o Paraná. A feira de produtos é direcionada a setores de processos jurídicos, meio ambiente, agricultura, contabilidade pública, educação, desenvolvimento tecnológico, desenvolvimento econômico, saúde, turismo, assistência social, desenvolvimento urbano, informática, pavimentação e transporte.
“Este evento permite a discussão acerca dos interesses da municipalidade. É uma oportunidade de estudar e aplicar novas formas de gestão municipal. Estes debates e palestras são um grande diferencial para os nossos dirigentes, e é por isso que o governo do Paraná está aqui apoiando este encontro”, acentuou o vice-governador Orlando Pessuti.
Prefeitos, vereadores, secretários municipais e diretores de departamentos discutem até a sexta-feira (24) temas como contabilidade aplicada ao setor público, poder legislativo municipal, educação e sustentabilidade. “O evento de abrangência nacional mostrará soluções e serviços eficazes para melhorar a rotina de trabalho das mais de 5,5 mil prefeituras do País. A nossa previsão é receber pelo menos um terço dos prefeitos do Paraná”, explicou o prefeito de Corbélia e presidente da Amop, Eliezer José Fontana.
O V Congresso e Feira de Produtos e Serviços é promovido pela Associação de Municípios do Oeste do Paraná (Amop), pela Ferrari Feiras e Eventos, com apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Confederação Nacional dos municípios (CNM) e outras instituições.