Publicado em: 22/07/2009 20:00 | Autor: Welk Daniel

Prefeita Tina Toneti tranquiliza população quanto influenza A (H1N1)

A Prefeita Tina Toneti foi à Rádio Educadora de Jacarezinho, acompanhada do Secretário Municipal de Saúde, José Francisco de Souza, e fizeram esclarecimentos sobre a informação divulgada na imprensa nacional da primeira morte causada pelo Influenza A no Paraná.

A notícia do primeiro caso de morte foi veiculada pela Agência Estadual de Notícias, divulgando que o caso aconteceu na região de Jacarezinho, sendo que o município da vítima não foi divulgado, causando preocupação entre os moradores do município de Jacarezinho.

“O que aconteceu foi uma falha da Agência Estadual de Notícias em não divulgar o município de origem da vítima, deixando apenas como referência do caso, Jacarezinho,  que é o município  sede da Regional de Saúde”, destacou a Prefeita durante a entrevista.

Ainda que não exista casos suspeitos no município, o Secretário de Saúde pediu à população para que fortaleça os cuidados com higiene pessoal e limpeza doméstica.

Confira a matéria publicada pelo site da Agência Estadual de Noticias do Paraná:

A Secretaria da Saúde informa que recebeu no início da noite de terça-feira (21) do Ministério da Saúde a confirmação da primeira morte causada pela Influenza A (H1N1) no Paraná.

Trata-se de uma mulher, adulta, residente em um dos municípios da 19ª Regional de Saúde, com sede em Jacarezinho. Ela apresentou os primeiros sintomas no dia 9 deste mês e dois dias após o quadro clínico piorou com evolução para uma pneumonia. Cinco dias depois, a paciente faleceu.

Esta é a primeira morte confirmada com a doença no Estado.

Com a confirmação, as ações da Secretaria da Saúde não mudam. As ações de vigilância continuarão com o monitoramento em tempo real do quadro epidemiológico no Estado.

A assistência à saúde aos pacientes bem como reuniões de orientações com entidades governamentais e da sociedade civil organizada também estão sendo mantidos.

A Secretaria reafirma que manterá sua postura de atenção permanente como vem fazendo nos últimos três meses, desde que a nova gripe surgiu no México.

Informa ainda que colocou o Lacen-PR à disposição do Ministério da Saúde para realizar exames da nova gripe. O Lacen deve ser, a partir do fim do mês, o primeiro laboratório descentralizado do País a realizar o exame e o 168º do mundo.

A Secretaria da Saúde informa ainda que deve produzir um novo protocolo de ações de vigilância epidemiológica e assistência, que deverá ser divulgado nos próximos dias.

Fonte: http://www.aenoticias.pr.gov.br