Procuradoria Geral

Publicado em: 10/10/2011 15:40 | Autor: Departamento de Comunicação / Fotos: Alfredo Jorge / Textos: Rômulo Madureira

Vara da Família, Infância e Juventude é instaurada em Jacarezinho

Em cerimônia no Fórum de Jacarezinho na última quinta-feira (6), foi instaurada a Vara da Família, Infância e Juventude, Registros Públicos, Acidentes de Trabalho e Corregedoria do Foro Extrajudicial. A implantação do órgão irá agilizar a tramitação dos processos desta comarca.

Participaram da solenidade a prefeita Valentina Helena de Andrade Toneti, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná Miguel Kfouri Neto, o presidente da subseção da OAB do Paraná José Lúcio Klomb, a presidente da subseção de Jacarezinho da Ordem Denise Sfeir, o representante do Ministério Público promotor Paulo José Galloti Bonavides, a diretora do Fórum Anne Regina Mendes e os secretários Municipais de Governo Laura Lemos Gomes do Amaral, Leana Bacon e Felippe Toneti.

Tina ressaltou no discurso seu contentamento com mais esta realização. “Cuidando da família e da criança, teremos maior justiça social. Os juízes deste foro não medem esforços para que a prestação jurisdicional atenda aos anseios da sociedade; ainda que muitas vezes a tarefa seja frustrante e árdua ante o grande número de demandas distribuídas anualmente”, falou. Tina também abordou as profundas transformações sofridas pela sociedade no que concerne à família e que, neste contexto social, “a mediação familiar vem para proporcionar aos indivíduos uma separação menos traumática e mais humana”.

De acordo com a Procuradora Geral do Município Leana Bacon, a instauração da Vara foi um ato de grande validade para a comarca de Jacarezinho. “O que vai se notar com bastante nitidez é a celeridade processual. Hoje, ainda que a Vara da Infância ainda estivesse atuante aqui no Município, ela atuava em conjunto com a Vara Criminal. Portanto, o mesmo juiz ficava responsável pelos processos criminais e desta área. Com esta instauração, vai haver uma divisão dos trabalhos. Assim que o novo juiz tomar posse, os processos serão divididos.

A Procuradora conta ainda que foram contratados mais funcionários, o TJ já fez as nomeações e que isto irá “melhorar significativamente o andamento dos processos da nossa comarca”.