A Comissão de Defesa do Consumidor vai promover audiência pública, em data a ser definida, para discutir o projeto que proíbe a tarifa amarela. Essa tarifa é usada por concessionárias de energia elétrica, para cobrar valores diferenciados, dependendo do horário do consumo.
Segundo o autor do requerimento de audiência aprovado na comissão, Deputado Gean Loureiro (PMDB-SC), o projeto que veda a tarifa amarela (PL nº 720/11) gera dúvidas e, antes de os deputados votarem a proposta, ele defende que o assunto seja mais discutido para que se possa entender melhor a política tarifária. "E quem sabe, com isso, aperfeiçoar a matéria e determinar em lei as exigências que garantam ao consumidor os seus direitos."
Redução do consumo
Sobre o assunto, a Comissão já recebeu documentos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do Ministério de Minas e Energia e da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica. De acordo com parlamentares, não há garantias de que a implementação da tarifa amarela reduza o consumo de luz nos horários de pico.
A proposta, de autoria do Deputado Weliton Prado (PT-MG), além de proibir uma cobrança de tarifa mais elevada para o período de maior consumo, autoriza a concessionária a oferecer desconto ao consumidor que economizar energia no mesmo período. O texto também proíbe a cobrança de tarifa mínima e estabelece a cobrança apenas da quantidade de energia consumida.
Definição da data
A audiência pública tem duas datas possíveis para ser realizada. Se ela não for marcada para 18 de outubro, ocorrerá no dia 22 de novembro. A data ainda será confirmada pelo presidente da Comissão, Roberto Santiago, do PV de São Paulo.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.