Nesta segunda-feira, dia 26 de Setembro, a Prefeitura Municipal anunciou os vencedores dos Projetos Servidor Cidadão e 1º Prêmio de Gestão Pública. Ambos concursos foram idealizados pela Secretaria Municipal de Administração.
Em relação ao Projeto Servidor Cidadão, a contemplada foi a Auxiliar de Odontologia Carolina Julia Umino com o Projeto “Capoeira nos Bairros”. Através dele, foram realizadas oficinas de contra turno nas escolas públicas do Município, desenvolvendo-se aquecimento; condicionamento físico; prática de movimentação específica da Capoeira; noções de cultura Afro-brasileira; danças afro-brasileiras; disciplina e ética.
Segundo a servidora Carolina Julia, “a justificativa do projeto foi fazer com que crianças carentes em situação de risco social pudessem fortalecer o conceito de riqueza cultural oriundo de populações marginalizadas, favorecendo-lhes, potencialmente, o desenvolvimento da auto-estima”.
Já em relação ao 1º Prêmio de Gestão Pública Municipal, o vencedor foi José Francisco de Souza Silva com o Projeto de Informatização do Sistema de Vigilância Sócio-Assistencial (SISAS). Segundo José Francisco, “o “SISAS” é um sistema informatizado capaz de integrar ações de todos os postos de atendimento da Secretaria de Assistência Social, bem como demonstrar as benfeitorias oferecidas pela tecnologia empregada no âmbito da gestão pública”.
Ambos os projetos foram julgados por uma Comissão especial, conforme portaria nº 2404/2011, sendo que os vencedores receberam um cheque de mil reais cada um.
De acordo com a prefeita Tina Toneti, esses projetos reafirmam o valor – excelência - no serviço público, através da motivação e da promoção da auto-estima do servidor. “Os projetos de cidadania corporativa atribuem perfil gerencial às Administrações Públicas, elevando os servidores à condição de agentes de transformação social”, destacou.
Para o secretário de Administração, João Luccas Thabet Venturine, não há mais espaços para a Administração Pública Burocrática. “Passamos por um grande momento de transição, no qual a esta burocracia veio e continua sendo substituída pela Administração Pública Gerencial, ou Administração de Resultados. A sociedade atual clama por eficiência, daí o porquê da importância de se valorizar o servidor nesse contexto de cidadania corporativa”, explicou.
O secretário diz ainda que o servidor tem muito a contribuir, seja através da técnica adquirida ou da experiência acumulada. “Muitas vezes, grandiosos e efetivos projetos de gestão não pressupõem grandes investimentos, bastando, tão somente, boas idéias e adequada capacidade de observação”, concluiu Thabet.