Conservação Urbana

Publicado em: 21/09/2011 17:52 | Autor: Departamento de Comunicação / Fotos: Alfredo Jorge / Texto: Rômulo Madureira

Zona Azul completa 30 dias de funcionamento e entrega primeiro balanço

Em reunião na manhã desta segunda-feira, a equipe da secretaria de Conservação Urbana apresentou o primeiro balanço do sistema de Cartão Rotativo, a Zona Azul. A cobrança começou no último dia 15 de Agosto, completando trinta dias de funcionamento no último dia 17 (isso porque no dia 12/8 já foram vendidos R$315 em cartões fechados e nos domingos, o sistema não funciona).

De acordo com o relatório, foram arrecadados com a venda dos cartões para carros e motocicletas nas vias abrangidas cerca de R$12.500 (bruto). A hierarquia da Zona Azul hoje conta com o secretário de Conservação Urbana Leonardo Costa Santos, que responde diretamente pelo sistema, o diretor de trânsito Elero Aparecido Donizeti, o coordenador da Zona Azul Tiago Costa, o fiscal e os agentes.

O coordenador Tiago Costa explica que a Zona Azul iniciou com valor pequeno no começo, mas com a “aceitação do pessoal”, estabilizou-se em um valor médio diário de R$550. “Aos sábados trabalhamos meio período e chegamos a arrecadar R$300. Apresentamos hoje a prestação de contas para a prefeita. Temos total controle na parte administrativa, arrecadação diária, arrecadação por funcionário, tudo registrado e transparente para consulta da população”, falou.

Segundo o diretor geral de trânsito Elero Aparecido Donizeti, o primeiro balanço foi bastante satisfatório, acima do esperado. “Como o Tiago dizia, a aceitação da população está hoje perto de 80%, aumentando a cada dia. Hoje quem mora mais distante da rua Paraná que precisa fazer suas compras ou um serviço de banco tem onde estacionar. Eu transmito aqui a mensagem de agradecimento destes moradores à nossa prefeita Tina Toneti pela implantação do sistema”, falou.

De acordo com Elero, a melhoria não ocorreu apenas para quem precisa estacionar, mas também para a vida do pedestre. “Antigamente para atravessar em qualquer ponto da rua Paraná era perigoso, um carro atrás do outro, hoje podemos constatar que o trânsito está mais organizado. A prefeita Tina também nos pediu hoje uma Campanha para a conscientização tanto dos condutores quanto dos pedestres, que está ainda em fase de elaboração”, disse.

Este projeto da Zona Azul (164/09) foi enviado à Câmara de Vereadores pelo secretário de Obras da época, José Antonio Costa e aprovado em dezembro de 2009 (como lei nº 2178), mas não entrou no orçamento de 2010, ficando disponível para vigorar neste ano.