Planejamento

Publicado em: 14/09/2011 18:44 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Jacarezinho contará com Telecentro do SERPRO

O Secretário Municipal de Planejamento Nelson Paulino recebeu na última quinta-feira os técnicos do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Representando o Programa Serpro de inclusão digital o Senhor José Carlos Ientz e o coordenador técnico do programa, o Senhor  Antonio Paulo. Eles vistoriaram o local onde será implantado o primeiro telecentro de Jacarezinho: no Centro Cultural Rosa Branca, no bairro Aeroporto.

De acordo com Paulino, esta é mais uma etapa importante no projeto de política inclusiva do Governo Tina Toneti. “O Aeroporto tem sido um referencial em nossas políticas, tanto na habitação quanto  na Saúde, Saneamento e Social (CREAS e CRAS)”, falou.

Segundo o secretário, no caso do Aeroporto, havia toda uma condição necessária para a instalação, ou seja, a demanda da comunidade e o espaço disponível. “As oportunidades quando aparecem, exigem rapidez nas decisões.”, explicou.

Assim que contatados pela assessoria do Deputado Angelo Vanhoni, a equipe da Secretaria Municipal de Planejamento pesquisou, estudou e constatou rapidamente que no Centro Cultural Rosa Branca, havia um espaço apropriado.

O Serpro é a maior empresa de Tecnologia e Informação em Comunicação (TIC) da América Latina. Ela utiliza sua expertise tecnológica e seu compromisso social neste projeto de uso intensivo da Tecnologia da Informação para ampliar a cidadania e combater a pobreza, visando garantir a inserção do indivíduo na sociedade da informação e o fortalecimento do desenvolvimento local. Segundo Ientz, a região do Aeroporto tem a necessidade e merece a oportunidade de ter a opção de acesso às tecnologias para propiciar com isso o desenvolvimento cultural e profissional. “Analisamos o local e vimos a possibilidade da implantação e já de antemão podemos dar nosso parecer favorável à implantação deste telecentro para esta comunidade”, disse.

A configuração padrão dos telecentros do Serpro são da instalação de onze máquinas em uma sala onde as pessoas tem acesso livre de acordo com o horário que o centro oferecer à comunidade, tendo um telecentrista (monitor) orientando os usuários.

Segundo Nelson Paulino, a ideia é instalar pelo menos mais cinco telecentros em Jacarezinho. “Estou sabendo que o Governo Federal irá abrir através do Ministério das Comunicações um grande projeto de instalação destas unidades. Registraremos nossas propostas  assim que abrir a oportunidade de fazê-las.”, finalizou.