Esporte

Publicado em: 09/05/2024 14:06 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação/JEPS

Encerrada Fase Regional dos Jogos Escolares do Paraná

Evento marcou reabertura do Ginásio Municipal de Esportes Cássio Arantes Pereira

Encerrada Fase Regional dos Jogos Escolares do Paraná 11 municípios disputaram 7 modalidades esportivas
Marcos Junior

A fase regional dos da 70ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) chegou ao final em Jacarezinho na tarde de quarta-feira, 8. O evento além das disputas esportivas dentro de quadra também marcou a reabertura do Ginásio de Esportes Cássio Arantes Pereira que estava fechado para reformas.

Nas modalidades de futsal, handebol, voleibol, basquetebol, atletismo, xadrez e tênis de mesa os representantes de 11 municípios (Abatiá, Andirá, Barra do Jacaré, Carlópolis, Jacarezinho, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Quatiguá, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal e Santo Antônio da Platina) estiveram em disputas em busca da vaga na fase macrorregional que acontecerá na cidade de Cambará em junho.

No futsal masculino de 12 a 14 anos o campeão foi o Colégio Casucha de Santo Antônio da Platina. Já na idade de 15 a 17 anos o primeiro lugar ficou com o Colégio Elo de Jacarezinho. No feminino 12 a 14 anos o Colégio Cívico Militar Ruth M. Correa de Ribeirão do Pinhal ficou com a primeira posição e na categoria de 15 a 17 anos foi o Colégio Estadual Ru Barbosa de Abatiá. Na modalidade paradesportiva a Escola Especial Jan Koski de Abatiá conquistou o título tanto no feminino como masculino na categoria 15+.

Já no basquetebol masculino de 15 a 17 anos o campeão foi o Colégio Estadual Durval Ramos Filho de Andirá. No handebol o Colégio Cívico Militar Ruth M. Correa irá enviar para as quatro equipes (duas masculinas e duas femininas) para a fase macrorregional.

O voleibol agitou a quadra do Instituto Federal com partidas emocionantes. No feminino de 12 a 14 anos o Colégio Casucha de Santo Antônio da Platina ficou com o título. Na categoria 15 a 17 anos foi o Colégio Estadual Maria Dalila Pinto também da cidade platinense. Já no masculino de 12 a 14 anos o primeiro lugar ficou com o Colégio Cívico Militar Ruth M. Correa de Ribeirão do Pinhal. Na idade entre 15 a 17 ano a equipe vencedora foi o Colégio Elo de Jacarezinho.

HISTÓRIAS FORA DE QUADRA
Fora da quadra também existem várias histórias. Uma dela é da professora Roseli Fátima do Prado que foi responsável por quatro equipes na disputa, sendo o Colégio Estadual Miguel Dias de Joaquim Távora e Colégio Estadual João M. da Silveira de Quatiguá tanto nas categorias 12 a 14 anos e no de 15 a 17 anos. Durante a competição ela viu duas de suas equipes disputaram vaga e ficou com o coração dividido.

Outro ponto que chama a atenção é Bianca Cristine Davi de Souza que foi a responsável pelo fogo simbólico durante a abertura. Com um vasto currículo no atletismo e conquistas em várias competições, inclusive jogos oficiais do Estado.

Mas acompanhar o futsal paradesportivo é um grande aprendizado. “A arbitragem tem mais atenção e cuidado. Eles estão aqui para jogar e se divertir”, comenta Francislaine Freitas Roberto, que é a coordenadora de arbitragem da fase regional.  Já a professora Walquiria Caetano de Medeiros da Escola Especial Jan Kosk de Abatiá lembra que a participação é importante. “A integração, amor e respeito representam bem o futsal paradesportivo do Jogos Escolares do Paraná”, ressalta.

Realizados pela Secretaria de Estado do Esporte (SEES), em parceria com a Secretaria da Educação, municípios e a Federação Paranaense do Desporto Escolar, os Jogos Escolares comemoram, também, os 70 anos de existência da competição.

Um dos mais tradicionais eventos esportivos promovido pelo Governo do Estado, os Jeps reúnem atletas de 12 a 17 anos, alunos de escolas estaduais, municipais e particulares em disputas de futsal, atletismo, basquetebol, voleibol, handebol, tênis de mesa e xadrez (além de badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, vôlei de praia e golf7, disputados apenas nas fases finais).

COM/JEPS
Marcos Júnior