Publicado em: 19/10/2021 17:58 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Tecnologia da Informação terá Plano Diretor

Prefeitura de Jacarezinho está elaborando projeto de reformulação na área de TI

Tecnologia da Informação terá Plano Diretor Marcelo Palhares no webnar Cidades Digitais do Norte Pioneiro, realizado na manhã de 19 de outubro
Homero Pavan

Com a pandemia do coronavírus e a necessidade de distanciamento social os serviços públicos à distância, ou digitais, ganharam um novo status – deixaram de ser uma modernidade para se transformarem em algo essencial, fundamental para o bom desempenho das administrações públicas. Foi pensando nisso que o prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares (PSD), determinou que fosse elaborado o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) no município.

“Por meio do PDTI, estamos fazendo um levantamento da real situação do nosso parque tecnológico, constatando a necessidade de melhorar nossa estrutura de rede lógica, o inventário dos equipamentos que necessitam ser atualizados para dotar as secretarias e departamentos da capacidade operacional desejada”, explica o prefeito. “Com esse diagnóstico, teremos o norte, o objetivo a ser alcançado e como fazer para chegarmos lá, sempre pensando em melhorar o atendimento e a satisfação do contribuinte, seja na agilidade, economizando recursos materiais e humanos, ou disponibilizando à população o acesso a todos os serviços das secretarias municipais”, pontua Palhares.

Objetivo do PDTI

Encarregado de coordenar os trabalhos de elaboração do PDTI, o secretário municipal de Administração, Jaílton Isaac de Paula esclarece que se trata de um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação (TI), que visa a atender às necessidades de informação de um órgão ou entidade para um determinado período.

“O PDTI é um documento de extrema importância para que investimentos em TI sejam realizados pela Prefeitura. O Plano permite uma visão objetiva e estratégica para atualizar a infraestrutura de TI, adequá-la ao uso de novas tecnologias, e diminuir riscos de obsolescência, falhas técnicas ou ameaças contra a segurança da informação”, destaca o secretário. “Após a elaboração e discussão interna enviaremos um projeto de lei à Câmara Municipal para debate com os vereadores”, completa.

Reestruturação da Prefeitura

A Prefeitura de Jacarezinho conta hoje com uma estrutura de rede totalmente integrada, com todas as secretarias interligadas por fibra óptica, até o Distrito de Marques dos Reis, proporcionando um atendimento eficiente à população.

“Muitos serviços de atendimento à população estão disponibilizados na internet, visando comodidade, evitando que o cidadão precise vir a prefeitura presencialmente. Está sendo providenciada, em paralelo, uma descentralização dos serviços nos bairros, para as pessoas que ainda não dispõem de acesso à internet ou a recursos tecnológicos, possam acessar os serviços de forma remota a partir de postos de atendimento próximos de suas casas”, revela De Paula. “Estamos em processo de finalização e aprovação do nosso PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação), e com ele vamos reestruturar nossa capacidade tecnológica para dar as respostas adequadas às exigências da sociedade”, conclui o Secretário.