Tecnologia

 

Publicado em: 18/10/2021 15:03 | Fonte/Agência: RCD

Municípios apresentam ações em tecnologia

Acesso remoto a serviços públicos é o grande desafio

Whatsapp

 

Municípios apresentam ações em tecnologia
Rede Cidade Digital

Melhorar o acesso da população aos serviços públicos e investir em inovação tem sido uma das necessidades atuais dos municípios diante do cenário de pandemia que vem acelerando o processo. Na região do Norte Pioneiro Paranaense, um evento online na próxima terça-feira (19), promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), vai mostrar como as Prefeituras utilizam a tecnologia para desenvolver os municípios.
Participam do Webinar das Cidades Digitais, apresentado pela jornalista Valdireni Alves, os prefeitos de Cornélio Procópio, Amin José Hannouche, de Jacarezinho, Marcelo Palhares e de Santo Antônio da Platina, José da Silva Coelho Neto (Professor Zezão).

“É o espaço para troca de informações e soluções que possam contribuir com o planejamento municipal, com ideias e modelos de como se investir em tecnologia, imprescindível nesse momento”, explica o diretor da RCD, José Marinho.

Em Jacarezinho, por exemplo, diversas ações têm sido adotadas pela atual administração. Uma delas é a transferência da área de tecnologia da informação da Secretaria de Planejamento para a de Administração, e a elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI). As funções estão a cargo do secretário Jailton Isaac de Paula, que tem promovido reuniões com os servidores para que o PDTI contemple todas as melhorias necessárias. Protocolo digital, emissões de guias de pagamento, sistema de georreferenciamento, novo site na internet são algumas das novidades que estão sendo implementadas.

“O Plano Diretor é um passo de suma importância por traçar as diretrizes de investimentos na área para os próximos anos. A continuidade dessas ações devem, na medida do possível, serem mantidas para que os objetivos de modernização da máquina pública municipal sejam alcançados”, observa o Secretário. Segundo Jaílton, “o Prefeito Marcelo Palhares tem sido um grande incentivador de todo esse processo, pois já utiliza as ferramentas tecnológicas em seus negócios particulares e sabe como elas são fundamentais para o sucesso de qualquer atividade”, destaca.


Cidades Conectadas – Além de especialistas que apresentam soluções aos municípios, o encontro também tem participação confirmada da Coordenadora-geral de Projetos de Infraestruturas para Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Daniela Schettino, que traz detalhes das políticas que visam levar conectividade aos municípios. Destaque para os programas Cidades Conectadas e Wi-fi Brasil.

“Atravessamos em função da pandemia uma ruptura, o reinicio de uma atenção muito necessária nesta área da administração pública porque se antes tratávamos a tecnologia como importante, agora a gente sabe que se tornou essencial”, completou o diretor da RCD, José Marinho.
As inscrições para o Webinar das Cidades Digitais do Norte Pioneiro são gratuitas para servidores públicos, representantes de entidades/universidades e devem ser feitas pela plataforma Sympla (http://sympla.com.br/rcd). O evento tem a parceria da S. Clara Comunicação, Banco de Preços, Sigma Telecom, Furukawa e Betha Sistemas, além do apoio do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).

Serviço:
Webinar das Cidades Digitais do Norte Pioneiro
19/10, às 10 horas
Inscrições gratuitas para servidores públicos, entidades e universidades: https://www.sympla.com.br/rcd

 

291863734 3026570534