Vacinação Solidária

Publicado em: 14/06/2021 08:49 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Jacarezinho vacina pessoas entre 53 e 55 anos nesta terça-feira

Grávidas acima de 30 semanas também serão vacinadas

Jacarezinho vacina pessoas entre 53 e 55 anos nesta terça-feira Prefeito Marcelo Palhares acompanhou a vacinação dos profissionais da Educação
Homero Pavan

Com 12.735 pessoas vacinadas com a primeira dose, Jacarezinho realiza a vacinação de pessoas com idade entre 53 e 55 anos contra a Covid-19 nesta terça-feira (15). As vacinações ocorrem em dois locais: Posto de Saúde Central, na Rua 2 de Abril, e Posto de Saúde do Parque Bela Vista, em sistema drive-thru, das 13 às 15 horas.

Na sexta-feira (11), Jacarezinho completou a vacinação de todos os profissionais de Educação das redes públicas (municipal e estadual) e particulares da educação básica. No sábado (12) ocorreu a vacinação da faixa etária 57 e 58 anos, e esta semana serão vacinados os profissionais da educação de nível superior.

Na terça-feira pela manhã também serão vacinadas as grávidas acima de 30 semanas, sem comorbidades, das 8h30 às 10 horas. O local escolhido foi o Ginásio de Esportes do SESC/SENAC.

A vacinação contra a Covid-19 no município voltou a ser realizada por faixas etárias como no início, após muitas queixas em relação à velocidade das aplicações. A conferência de documentos de comprovação das comorbidades geravam muitas dúvidas e demora. Com a volta da sistemática antiga a tendência é que os procedimentos sejam mais rápidos. A título de exemplo, no sábado foram vacinadas 456 pessoas em menos de duas horas.

Comorbidades

Segundo o site de informações sobre a covid do governo do Paraná – www.bi.pr.gov.vr -, Jacarezinho vacinou, até o momento, 609 pessoas com diabetes mellitus. É o maior grupo entre os que têm comorbidades, seguido pelos hipertensos, com 278 atendimentos. Com obesidade mórbida foram vacinadas 191 pessoas, seguidas pelas que apresentam pneumopatias crônicas graves (186) e imunossuprimidos (157).

O site detalha informações sobre os grupos prioritários já vacinados. As consultas podem se dar por idade, tipo de comorbidade, profissão e até bairro onde residem as pessoas atendidas, mas ainda não estão 100% completos. Em alguns municípios lotes de vacinas não estão computados, razão pela qual podem ocorrer algumas incompatibilidades nos números.

Muitos fatores influenciam a velocidade com que é feita a imunização, o que tem levado a questionamentos em relação à diferença de faixas etárias atendidas em cada município. Segundo informações do Boletim Epidemiológico elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde de Jacarezinho, até o dia 10 de junho haviam sido vacinadas 11.930 pessoas com a primeira dose e 5.751 com a segunda.

Apesar de se constituir no segundo maior número de vacinas aplicadas na região, quase igual a Santo Antônio da Platina, que tem população maior, alguns moradores de Jacarezinho cobram mais rapidez no procedimento. “É difícil afirmar, sem analisar e comparar os dados de todos os municípios, qual ou quais os fatores que levam a essa diferença das idades de vacinação”, argumenta o secretário municipal de Saúde, João Luccas Thabet Venturini.

“Jacarezinho possui órgãos regionais de segurança pública, por exemplo, e acaba vacinando pessoas de outros municípios, inclusive as pessoas privadas de liberdade. Temos também um grande número de profissionais da Educação. E estamos procedendo com bastante rigor a análise dos documentos de comprovação de comorbidades, a fim de se evitar fraudes. Esses são alguns exemplos que podem explicar essa diferença, mas há outros, como número elevado de idosos com idade superior a 60 anos”, compara o secretário. “O que podemos garantir à população é que estamos fazendo todos os esforços para aplicar as vacinas o mais rápido possível, sem comprometer a qualidade no atendimento, graças ao apoio da Secretaria de Estado da Saúde”, finaliza.