Vacinação Solidária

 

Publicado em: 07/05/2021 22:16 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Saiba como será a próxima etapa de vacinação

Portadores de Síndrome de Down serão vacinados no dia 10

Whatsapp

 

Saiba como será a próxima etapa de vacinação Milene apresenta plano de vacinação
Homero Pavan

Em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (dia 7), a diretora geral de Gestão em Saúde, Milene Pires de Moraes Vieira, apresentou o plano de vacinação contra a Covid-19 que passa a vigorar a partir da próxima segunda-feira (dia 10).

Segundo informou, todos os portadores de Síndrome de Down, o primeiro grupo a ser vacinado, serão atendidos na segunda-feira, dia 10. Esse grupo receberá a aplicação da vacina na Escola de Educação Especial Maria de Nazaré – APAE.

Pessoas com doenças renais crônicas em diálise, o segundo grupo a ser vacinado, terá que se dirigir a Santo Antônio da Platina, uma vez que o Ministério da Saúde determina que essas pessoas sejam vacinados em hospital ou clínica especializada.

Gestantes e puérperas com comorbidades – o grupo Gestante de Alto Risco, que já são acompanhadas pelo Cisnorpi, serão contatadas pela equipe da Saúde, que agendará a vacinação individualmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Gestantes que fazem acompanhamento no serviço privado deverão apresentar uma carta do médico atestando as comorbidades – o modelo da declaração do médico especialista está disponível no site da Prefeitura.

Puérperas de alto risco (puérperas são as mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias), serão vacinadas a partir dia 11 (terça-feira).

Todos os pacientes com deficiência permanente, da faixa etária entre 55 a 59 anos, serão contatados de acordo com o cadastro BPC ou outro documento que comprove essa deficiência. Essas pessoas serão localizadas em ação conjunta entre as secretarias de Saúde e de Assistência Social a partir de segunda-feira, e serão vacinadas dos CRAS do Aeroporto e da Vila São Pedro.

Pessoas com comorbidades que não estão nesses grupos citados serão vacinadas de forma escalonada, iniciando pela faixa etária de 55 a 59 anos.

Dois critérios de comprovação foram estabelecidos para priorizar a vacinação: para todos os pacientes que recebem acompanhamento médico nas UBS a comprovação da comorbidade será o prontuário do paciente. Quem não faz o acompanhamento na UBS, deverá apresentar um atestado assinado pelo médico – de acordo com modelo existente no site da Prefeitura (link), da mesma forma que pacientes da Unimed por médicos cooperados, obrigatoriamente feita pelo especialista, com documentos complementares que comprovem a comorbidade (exames).

Os critérios criados, em conjunto com a 19.a Regional de Saúde, são necessários porque não há vacina para todos neste momento, então foi a forma construída para priorizar os casos mais imediatos.

Todos serão vacinados de acordo com a quantidade de vacinas disponíveis.

Modelo do Atestado está disponível abaixo. 

Assista o vídeo no Facebook clicando aqui.