Secretário da Agricultura de Caturama visita Jacarezinho

15/03/2011 14:06

Já no último sábado, foram os técnicos da CMTU de Londrina que visitaram Jacarezinho, dessa vez para passar sua experiência na conservação urbana

Alfredo Jorge

Secretário de Jacarezinho e de Caturama

Na última semana, o município recebeu a visita de Gilênio Nunes Caldeira o secretário de Agricultura de Caturama, cidade baiana a 800 quilômetros de Salvador. Ele foi recepcionado pelo secretário de Conservação Urbana de Jacarezinho, Leonardo Costa Santos. Os dois visitaram as obras e programas ligados à Agricultura do município, proporcionando a troca de experiências entre as administrações.

De acordo com Caldeira, a visita de trabalho teve como objetivo principal buscar iniciativas que deram em certo em Jacarezinho para estudar a viabilidade de sua implantação na cidade da Bahia. O secretário contou que para ele, um dos projetos mais importantes para a realidade da cidade de Caturama, foi o da Associação Agropecuária de Jacarezinho (Agrojac). “Precisamos de ideias boas como esta para cumprir a portaria do Ministério da Agricultura e tratar o leite da maneira correta. As pessoas que produzem estarem organizadas em associações são empreitadas em sua maioria bem sucedidas. Uma cooperativa como esta é essencial em qualquer comunidade produtora de leite”, comentou.
A Agrojac foi criada com o intuito de beneficiar os produtores da região e começou com 20 produtores associados. Hoje, são mais de 100, entre associados e os que fornecem o leite para a cooperativa, que dá o benefício de apresentar melhor em comparação com os laticínios privados.
Caturama e Jacarezinho tem portes distintos, já que a cidade da Bahia tem pouco mais de nove mil habitantes. Entretanto, ela é a cidade central de um pólo geográfico que abrange outros oito municípios, totalizando 160 mil habitantes. Além disso, Gilênio Caldeira é também presidente do Comitê de bacias hidrográficas da região, que conta com 22 cidades.

As boas influências em prol da população
O secretário Leonardo Santos enfatizou a organização bem delineada dos projetos de Jacarezinho e disse que a cidade está aberta tanto para ceder informações quanto para buscar demais experiências que funcionaram em outras cidades. Neste sentido, recebeu em nossa cidade e se reuniu na tarde do último sábado com técnicos da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) da cidade de Londrina, localizada a 152 quilômetros de Jacarezinho. Desta vez, o encontro foi para adquirir maiores detalhes de como o lixo e a Conservação Urbana são tratados naquela cidade, visando dar os últimos retoques para nossa Campanha Cidade Limpa, iniciada ontem, segunda-feira em diversos pontos do município.

 

 

 

Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira



Galeria de imagens