Administração instala nova fase de monitoramento

10/02/2011 18:12

Até o final do ano, a estimativa é que todos os prédios públicos municipais tenham câmeras em locais estratégicos, para mapear completamente e em tempo integral o perímetro predial do poder público de Jacarezinho.

Alfredo Jorge

Secretário de Administração demonstra visor das câmeras

Como forma de aumentar a segurança do patrimônio público, dos servidores municipais e dos munícipes usuários da instituição, a Prefeitura de Jacarezinho inaugurou nesta semana nova fase de monitoramento aos prédios públicos. Já estão instaladas as câmeras no prédio central, em toda a Secretaria de Conservação Urbana (inclusive no pátio), na Secretaria Municipal de Educação, no Centro de Referência Especializado Assistência Social (Creas) e Rodoviária Nova. O circuito interno de segurança abrange ainda o monitoramento via alarmes sonoros.
A criação de mais este mecanismo de segurança pública foi possível por determinação da prefeita Tina Toneti, no intuito de que houvesse uma reformulação do Departamento de Tecnologia de Informação (TI) da Prefeitura. Uma rede interna (Intranet) foi instalada e interliga todos os órgãos municipais. A observação constante vem sendo realizada por uma equipe de segurança, que agirá caso for necessário. Além disso, todas as imagens ficam armazenadas em um computador central, servindo como um arquivo geral das atividades realizadas
Até o final do ano, a estimativa é que todos os prédios públicos municipais tenham câmeras em locais estratégicos, para mapear completamente e em tempo integral o perímetro predial do poder público de Jacarezinho.
O secretário de Administração João Luccas Thabet ressalta que a intenção do projeto é prezar pelo patrimônio do contribuinte, que é de todos. “Este equipamento protege a Prefeitura da ação de vândalos e criminosos e auxilia o serviço dos vigilantes. Não haverá substituição de mão de obra humana e sim um aparelhamento do trabalho dos seguranças”, explicou.
A 1ª fase consistiu no monitoramento apenas via alarme. Esta é a 2ª fase do programa do governo municipal para aparelhar e garantir a segurança no setor interno da instituição, com a instalação da primeira parte das câmeras. A última fase compreende monitoramento e instalação do circuito interno em todos os pontos estudados e escolhidos nos prédios públicos da cidade.
Thabet finaliza relatando que esta é uma iniciativa inovadora na região. “É um investimento que não onera o erário público e promove a garantia da segurança do patrimônio e dos servidores. Ele demonstra a preocupação desta gestão com a preservação dos bens que pertencem aos cidadãos de Jacarezinho”, finaliza.


Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira



Galeria de imagens