Prefeitura entregou oito casas no bairro Jardim Panorama

06/10/2016 10:29

Entrega de casas

A Prefeitura Municipal de Jacarezinho realizou a entrega oito casas, no dia 30 de setembro, às 9h30min e permitindo a realização do sonho de famílias que desde 2009 aguardavam o projeto de casas que lhes foi prometido. No ano de 2009, a cidade sofreu com uma forte chuva que alagou vários pontos da cidade, deixando famílias sem nada por causa de suas casas serem alagadas.

No mandato anterior foi realizado um projeto para a construção de casas para moradores que perderam tudo para as enchentes. Na época o projeto foi feito para beneficiar 30 famílias que esperavam ansiosas pela realização de terem novamente sua casa própria, mas não foi exatamente isso o que aconteceu. Pois o projeto não seguiu adiante, fazendo com que todo o trabalho ficasse parado e praticamente perdido, porque devido às obras iniciadas paradas e abandonadas o que já tinha começado, foi invadido e depredado.

Segundo informações obtidas no Departamento de Edificações foi preciso refazer tudo novamente para não perder o trabalho que já havia sido realizado. "O contrato foi firmado juntamente com o Ministério das Cidades e Gigov/Caixa (órgão que emite os desbloqueios das medições), no ano de 2010", contou a Diretora do Departamento de Edificações, Suéllen Maria Rosseto.

Após o projeto ser refeito e aprovado pelo Ministério foi realizado a licitação com as empresas, onde venceu a Mac Vertuan Construções - EIRELI. Segundo Suéllen o término das obras foi orçado no valor R$1.230.008,11 e reiniciou em novembro do ano passado, (2015). "Na verdade essa obra foi reprogramada, porque estava paralisada desde a gestão anterior, também por falta de recurso por ser uma obra do Governo Federal", explicou. E lembrou que devido o tempo que a obra ficou paralisada tudo estava deteriorado.

Segundo Suéllen desse valor total da obra R$471.801,95 foram de contrapartida do município. "O município também entrou com um valor para o novo projeto, e além das casas já está incluída toda infraestrutura (água, luz, esgoto, calçadas, etc)", informou. Ela disse que as casas estão sendo entregues conforme, ficam prontas pelo fato de antes serem depredadas pela sociedade e lembrou que já foram entregues três casas no Jardim Scylla Peixoto.

Em entrevista a Assistente Social, Renata de Lima informou que a Secretaria vem desenvolvendo um trabalho social com essas famílias desde então. "Esse projeto é destinado para famílias que moravam em locais de enchente. Nós realizamos um trabalho com as 30 famílias, o trabalho técnico social foi feito através do SENAC e o valor destinado para isso foi de R$32 mil. Além de trabalhar com esses cursos, tinha também as abordagens, informações de como estavam às obras. Porque a Secretaria da Assistência é o apoio que eles têm," contou.

Renata citou os pontos da cidade de onde vieram essas famílias. "Elas são de vários pontos da cidade, tem pessoas da Vila Setti, Vila São Pedro, Jardim São Luiz, Vila Rondon e outros pontos que sofria com alagamentos após chuvas fortes", destacou. E justificou a não entrega de todas as casas juntas. "Poderíamos entregar de todas as famílias juntas, mas devido ao problema de depredação e invasão das casas do Jardim Scylla, resolveu-se ir por partes terminou essas oito já fizemos a entrega", esclareceu.

Ela informou onde serão feitas o restante das casas que faltam. "Serão 14 no Jardim Panorama, 13 no Jardim Scylla Peixoto e 13 na Vila Ribeiro que já estão em fase de conclusão" divulgou. E deixou uma mensagem, "Para mim é muito gratificante eu ver de perto a realização dessas famílias, porque eu acompanhei toda a dor e necessidade de cada uma delas. Desejo felicidade para eles, e sempre estaremos aqui", concluiu.

Para o Secretário de Assistência Social, Pastor Edvaldo o término e entrega dessas casas é uma conquista para o município. "Isso para é uma conquista concluída, tendo em vista que ainda existem outras casas a serem entregues nesse ano ainda, sendo sete no Jardim Scylla Peixoto e 27 em Marques dos Reis", comemorou o pastor.

Bastante emocionada por ganhar uma casa, Dona Edna Maria Marcelino não conseguiu expressar com palavras a felicidade que sentia por ser beneficiada. "Estou muito feliz e agradeço a Deus e ao prefeito por me dar essa casa", falou com lágrimas nos olhos.

Já a Sonia Maria Bueno relatou a felicidade imensurável por agora ter sua casa própria. "Eu só a agradecer a Deus e a todos da prefeitura que trabalharam para que eu pudesse conquistar a minha casa", agradeceu emocionada.

A Prefeitura Municipal juntamente com suas Secretarias tem realizado muitas conquistas para o município, deixando todos os beneficiados com muita alegria e sempre agradecidos pelo trabalho que vem desenvolvendo.

Assessoria de Imprensa/Marília Santiago