PROCON atendeu quase três mil pessoas este ano em Jacarezinho

14/10/2015 14:57

Serviços é a principal queixa com 66% na unidade

Wellington Krokowez

A unidade do PROCON de Jacarezinho fechou o mês de setembro com 2.831 atendimentos. A principal queixa foi relação a serviços com 1.894 (66%). Sendo seguida pelos Assuntos Financeiros que atingiu a marca de 567 (20%) dos atendimentos no local. O levantamento foi realizado entre os dias 01 de janeiro e 30 de setembro de 2015.

A chefe de Divisão do PROCON, Maiara de Souza Guimarães, ressalta que apesar dos serviços ser um dos maiores pontos em reclamação, a situação é solucionada via atendimento geral. “Não precisamos abrir um processo administrativo ou notificação formal, conseguimos solucionar o problema por telefone ou e-mail”, comenta. Ela também explica que em contrapartida as instituições financeiras são acionadas, na grande maioria, via notificação formal. “O objeto dessas reclamações, em regra, consiste no pedido de boleto para quitação antecipada de contratos de outorga de crédito (empréstimo)”, ressalta.

O atendimento diário na unidade é de 15 situações. Neste período foram abertos 147 processos administrativos. Maiara de Souza Guimarães explica que com a abertura do processo administrativo é convocada uma audiência conciliatória. A sessão é presidida pelo Diretor Geral e/ou pelo Chefe de Divisão. 

Ela ainda lembra que primeiro é importante o cliente tentar um contato com o fornecedor, pois muitas vezes a situação é solucionada rapidamente. “Caso não tenha efeito isto, é importante que o consumidor procure o órgão para podermos intermediar”, analisa. A pessoa que se sentir lesada pode procurar o PROCON que fica na Rua Antônio Lemos, 916, na área central de Jacarezinho ou pelo telefone: (43) 3911-3100.

 

 

Marcos Junior