Alunos do Sesc visitam o Horto Florestal

12/04/2012 18:10

Além de percorrer uma trilha de aproximadamente dois quilômetros, os estudantes receberam orientações acerca da preservação do meio ambiente e da reciclagem de materiais

Marina Lukavy

 

Alunos que fazem parte de um projeto de contraturno desenvolvido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), participaram de uma visita ao Horto Florestal de Jacarezinho na tarde de ontem, 11. Além de percorrer uma trilha de aproximadamente dois quilômetros, os estudantes receberam orientações acerca da preservação do meio ambiente e da reciclagem de materiais.

A diretora de Meio Ambiente, Annieli Maieski explicou aos alunos o trabalho que é desenvolvido dentro da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, da Prefeitura Municipal de Jacarezinho, e destacou a importância da Coleta Seletiva. Annieli também fez uma demonstração de como caixinhas de leite podem ser recicladas e utilizadas na confecção de novos produtos, como as telhas ecológicas.

Os alunos que visitaram o Horto Florestal são do 9º ano do Ensino Fundamental e também, do Ensino Médio, e participam de um programa de contraturno desenvolvido pelo Sesc. A orientadora de atividades, Elga Lemos Gomes do Amaral contou que durante as aulas são expostos os diferenciais de cada profissão.

"Nossos estudantes aprendem sobre como é a rotina de profissionais de diferentes áreas. Procuramos mostrar principalmente, as opções que eles encontram dentro do nosso município, para que não precisem no futuro, sair de Jacarezinho em busca de melhores oportunidades no mercado de trabalho", afirmou Elga.

A estagiária do Instituto Ambiental do Paraná, Letícia Narciso Felizardo destacou que atualmente são cultivadas no Horto, 30 variedades de mudas nativas. Essas plantas são doadas para reflorestamento e reposição da mata ciliar. Também lembrou que durante a trilha os alunos encontraram algumas falhas na vegetação, devido à presença de árvores da espécie pinus. "Como o pinus faz mal para as árvores nativas, nós estamos desenvolvendo um trabalho de controle desta planta através do corte", acrescentou.

A trilha pela mata do Horto Florestal também foi acompanhada pelo soldado da Polícia Ambiental, Fernando Ferreira Meira que falou um pouco sobre como é desenvolvido o trabalho da Polícia Militar no combate aos crimes ambientais. "Além disso, auxiliamos o IAP na fiscalização para garantir a preservação da biodiversidade e assim, deixarmos para as futuras gerações um ambiente saudável", ressaltou Meira.

 

 

Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho - Texto e fotos: Marina Lukavy