Crianças passam tarde no Horto através de parceria pública

06/12/2011 15:54

Alfredo Jorge

Crianças se preparam para entrar na trilha

Uma parceria firmada entre Prefeitura Municipal, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Polícia Civil e Instituto Ambiental do Paraná (IAP) propiciou uma tarde de diversão no Horto Florestal de Jacarezinho na última sexta-feira. As crianças do 3º e 4º ano da Escola Municipal Vera Cecília Lamin venceram a gincana realizada durante a semana (arrecadaram 245 quilos de material reciclável) e tiveram direito à tarde no Horto.

Perto das 13h, as crianças foram levadas a entrar em contato com a Natureza. A primeira atividade foi a trilha ecológica, por onde as crianças puderam observar espécies de plantas diversas e animais silvestres. Depois, foi a vez do Teatro, apresentado pelos alunos do curso de Ciências Biológicas da UENP – campus Bandeirantes. A peça tinha bruxas e até o próprio mosquito da Dengue, trabalhando com a prevenção da doença. Logo após, as crianças subiram para o lanche e confraternização.

De acordo com a diretora geral de Meio Ambiente Annieli Maieski, foi essencial a interação entre os órgãos para realizar um trabalho completo. “Foi um dia maravilhoso, as crianças se divertiram e os alunos da UENP se divertiram mais ainda em ver a empolgação das crianças. Eventos desse tipo precisam ocorrer com mais freqüência porque é o que marca a vida dos pequenos e os fazem crescer com cada vez mais consciência ecológica”, falou.

O professor da disciplina de Biologia Educacional Flávio Otomura explica que esta é uma matéria voltada para formar educadores em saúde. “Fazemos trabalho cênico nas escolas em Bandeirantes, que é um teatro de prevenção a doenças mais simples. Nestes últimos anos, devido ao aumento número de casos de Dengue, adaptamos o teatro para a prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti”, disse.

A delegada da 12ª Subdivisão Policial, Patrícia Taborda, disse que a Polícia Civil trabalha de forma mais intensa na repressão ao crime, mas não deixa de prezar pela prevenção junto às crianças. “Gostamos muito de trabalhar com eles abordando questões inerentes à cada idade. Com os adolescentes trabalhamos mais com a questão de drogas. Procuramos abordar todos os setores da sociedade, prevenindo o crime para ter uma Jacarezinho melhor”, falou.

Ainda segundo Patrícia, a parceria com a Prefeitura é antiga: este projeto (chamado Criança Segura) está sendo realizado pelo terceiro ano seguido: no primeiro ano, foram dadas dicas de segurança (não aceitar caronas de estranhos, doces...), no segundo, foi abordada a questão do ato infracional (é crime xingar, é crime bater...) e neste, os crimes ambientais.

Departamento de Comunicação / Fotos: Alfredo Jorge / Matérias: Rômulo Madureira